21/12/2019 às 08h25min - Atualizada em 21/12/2019 às 08h25min

Agentes de endemias capturam 92 escorpiões vivos em um único dia

Portal Ternura
Foto: Prefeitura de Ibitinga/Divulgação
 
Na última quinta-feira (19) foram capturados 92 escorpiões vivos em Ibitinga. A ‘caça’ foi feita pelos agentes de endemias do município. De acordo com o departamento, a captura foi feita nos bairros Jd. Maria Luiza I e Água Quente.
Do número total, 15% estavam em área urbana e o restante em área rural. “A gente ainda vê certa negligência por parte dos moradores em relação ao cuidado com seus quintais e terrenos. Encontramos estes escorpiões em meio a entulhos e sujeira que foram despejados por moradores a céu aberto. Isso não pode acontecer”, disse Marcio Magliocchi, chefe do departamento de controle de vetores.
O combate ao escorpião, segundo a vigilância epidemiológica, é feito por meio de limpeza. Restos de construção deixados na calçada e o acúmulo de sujeira tornam-se atraentes para que o escorpião se abrigue no local.
“É aí que o aracnídeo pode adentrar à residência de alguém e se reproduzir lá dentro. Um perigo gigante para adultos e crianças que podem sofrer acidentes com picadas do aracnídeo”, alertou Marcio.
Além da limpeza, outros cuidados são eficientes contra o bicho. Um deles é colocar telas em todos os ralos e pias da casa. Afinal, o aracnídeo também pode vir dos encanamentos.
“Mas não é só isso. Ao entardecer, o morador deve evitar deixar janelas e portas abertas. De preferência, colocar soleiras nas portas e vedar as janelas. Estes cuidados evitam o acesso do bicho à casa”, disse Marcio.
O morador que possui muros com rachaduras também precisam ficar atendos. Escorpiões podem se abrigar nas frestas e sair à noite para se alimentar, inclusive dentro da casa. Por isso, é recomendável fechar estas rachaduras com cimento.
ATENÇÃO: jogar produto químico em escorpiões pode piorar a situação
O alerta é do próprio Ministério da Saúde, que atesta que o produto químico é ineficaz no combate ao aracnídeo. Marcio Magliocchi explica:
“Piora a situação porque o escorpião é resistente. Ele foge, se esconde e fica dias sem aparecer – o que dá uma sensação de que o problema foi resolvido. Mas, na verdade, é em meio a esse estresse causado pelo veneno que o bicho se reproduz ainda mais rápido”, explicou Marcio.
Dedetizar o ambiente fechado é uma opção para casas que apresentam muitas baratas – alimento “favorito” dos escorpiões. Neste caso, é prudente exterminar o inseto, “lembrando que a dedetização não irá matar o escorpião, mas o ambiente limpo e livre de baratas não será atraente para o aracnídeo”, concluiu Magliocchi.
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.