13/11/2019 às 08h11min - Atualizada em 13/11/2019 às 08h11min

Avenida Japão muda de nome e passa a se chamar Avenida Jornalista Roque de Rosa

Além da avenida, dia do jornalista na cidade vai se chamar Jornalista Roque de Rosa

Portal Ternura
Roque de Rosa veio para Ibitinga no ano de 1964. Foto: Acervo pessoal
 
A Avenida Japão agora será Avenida Jornalista Roque de Rosa. Este foi o projeto de Lei 192, de autoria do Poder Executivo aprovado na noite desta terça-feira na Câmara Municipal. A homenagem foi uma iniciativa da prefeita Cristina Arantes e foi aprovado por unanimidade pela Casa.
A sessão desta terça-feira teve mais homenagens ao jornalista Roque. O dia do Jornalista, 7 de abril, vai ter o nome de Roque de Rosa na cidade de Ibitinga. O projeto foi levado à discussão pela vereadora Alliny Sartori e aprovado em única discussão. O dia do jornalista foi instituído em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa em homenagem ao jornalista e médico Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos em 1830.
ROQUE DE ROSA
Roque de Rosa nasceu em Vera Cruz (SP), em 28 de Maio de 1936 e faleceu dia 26 de julho de 2019, ano que completou 66 anos no rádio brasileiro, atuando como jornalista, radialista, escritor, apresentador.
Âncora e fundador dos Jornais falado 'Matutino e Rotativa', programas no ar pela rádio Ternura FM 99,3, através do Grupo de Rosa de Comunicação. O semanário falado das manhãs é o segundo jornal falado no ar mais antigo do rádio brasileiro, fundado em 1964, transmitido inicialmente pela então Rádio Ibitinga AM.
Idealizador de inúmeros quadros apresentados no rádio, foi o criador do quadro "Pio do Jurupoca", programa que estreou em 2002 e levava alegria e contagiava os ouvintes com piadas e paródias.
Roque de Rosa trabalhou de 1994 a 2013 foi o "Homem do Tempo", no qual através de sua emissora Meteorologia Paulista, narrava as previsões diárias do tempo para diversas rádios do país, destacando a CBN Campinas e Rede Globo São Paulo.
Dentre inúmeras conquistas na profissão apaixonante que retratava-o, Roque de Rosa foi o primeiro jornalista oficialmente declarado no Estado de São Paulo, através da Lei 6.727, conforme consta na carteira do profissional, datada de 1980.
Roque de Rosa faleceu no dia 26 de julho deste ano. Uma perda irreparável para a família e para amigos, ouvintes, munícipes. Entusiasta, Roque de Rosa foi um visionário que nunca se envolveu na política, porém trabalhava intensamente nas melhorias da cidade em todos os setores da sociedade. A convite do então deputado Victor Maida, De Rosa chegou em Ibitinga em 1964 para dirigir a extinta Rádio Ibitinga AM, única emissora da região que operava desde 1949.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.