12/11/2019 às 14h31min - Atualizada em 12/11/2019 às 14h31min

Reunião na FAIBI dá início às discussões sobre o Plano Diretor de Turismo para os próximos três anos

Ainda haverá outras duas reuniões para definir as diretrizes do plano para o próximo triênio.

Portal Ternura
34 pessoas participaram da reunião que aconteceu nesta segunda-feira, 11. Foto: Organização FAIBI
 
O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e a Secretaria de Turismo organizaram nesta segunda-feira a primeira reunião de reestruturação do Plano Diretor de Turismo de Ibitinga. O documento reúne um diagnóstico do cenário turístico da cidade e projeta a direção das políticas públicas nessa área. O plano é elaborado a partir de um debate que reúne membros da sociedade civil e representantes do turismo na cidade.
O primeiro encontro foi mediado por Fernando Figueiredo, professor do curso de Turismo da FAIBI. Como forma de dar início nas discussões, o docente propôs uma análise SWOT do turismo de Ibitinga. A metodologia tem como objetivo fazer um retrato da realidade do turismo, avaliando os pontos positivos, negativos e as possibilidades. Ao todo participaram 34 pessoas dentre membros do poder público e do setor privado.
O plano em vigor foi debatido em 2016 e aprovado no segundo semestre de 2017 na Câmara Municipal. O documento é revisado a cada 3 anos e tem que ter a participação dos munícipes envolvidos direta ou indiretamente com o turismo. Com base naquilo que é apresentado pelos participantes, o texto é redigido, sendo o COMTUR responsável por esse encaminhamento.
Na reunião desta segunda-feira, o principal ponto apresentado como ponto fraco é a falta de uma diversificação na matriz turística. A cidade tem no bordado o seu principal (e quase único) atrativo. O monopólio do comércio na atração de pessoas muda, segundo os participantes, toda a dinâmica na retenção das pessoas que vêm até Ibitinga.
Para o Secretário de Turismo, André Racy, a gestão da prefeita Cristina Arantes tem trabalhado no sentido de ampliar as formas de manter os turistas na cidade e ampliar o leque de opções que Ibitinga oferece para os consumidores.
Depois de conseguir esboçar o contexto, a próxima reunião vai debater quais os objetivos deste plano para o próximo triênio. Professores e alunos do curso de Turismo da USP vão participar do encontro para ajudar na construção do plano e colaborar com os quesitos técnicos da elaboração do documento.
O objetivo é finalizar as propostas no dia 11 de dezembro.
Cronograma
27/11 – Análise SWOT com participação de professores e alunos da USP
11/12 – Finalização das propostas
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.