11/11/2019 às 16h46min - Atualizada em 11/11/2019 às 16h46min

Alunos do CIEI promovem doação de lacres para a Campanha 'Lacre Solidário'

Iniciativa de alguns alunos mobilizou escolas. Materiais arrecadados totalizaram 83 garrafas Pets com lacres, material que promove a troca por cadeiras de rodas na ação social.

Portal Ternura
Alunos do 3º ano fizeram a entrega do material arrecadado no campanha Lacre Solidário. Foto: Lorenzo Santiago / PORTAL TERNURA
Os alunos das escolas Centro Integrado Educacional de Ibitinga entregaram as garrafas arrecadadas na campanha Lacre Solidário. Ao todo, foram 83 garrafas PETs cheias de lacres de latinhas, recolhidas nas duas escolas que compõem o centro: Prof° Dinah de Mello Campos e Prof° Sahid Pereira Haddad. A campanha foi realizada por um grupo de alunas do 3º ano com apoio de toda a escola.
Segundo a professora Luciane Aparecida, a ideia surgiu no segundo semestre de 2018, a partir de um projeto da Prefeitura. O poder público começou uma campanha em todas as escolas do município para promover os debates sobre o meio ambiente. A campanha envolvia material apostilado e um ciclo de discussões sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Em meados do segundo semestre de 2018, uma aluna questionou sobre a reutilização de alguns materiais como a confecção de cadeiras de rodas a partir de lacres de latinhas. A ideia que surgiu em sala de aula teve continuidade com cinco alunas. Isabela Tobias, Lorena Nadielly, Victoria Razza, Manoella Junqueira e Gabriela Tobias encabeçaram o projeto Lacre Solidário e começaram a distribuir compartimentos de arrecadação em todas as salas da escola.
Com o sucesso da campanha no ano passado, as alunas deram continuidade este ano e entregaram as 83 garrafas PETs cheias de lacres para doação. A equipe do Portal Ternura esteve no local e participou da arrecadação, além de levar os lacres para a delegacia da Polícia Militar, responsável pela campanha na cidade.
O Lacre Solidário teve apoio das professoras Luciane Aparecida Coura Macedo e Alessandra P. Barca Teixeira, além da direção da escola com a Diretora Maria Angélica Campiteli e a vice Silmara Aparecida Benetaço Roncada.
Cadeira de rodas
O manuseio do lacre é simples e ocupa pouco espaço para armazenar. Para ter uma ideia, 30.000 lacres de alumínio cabem em 10 garrafas pets de 2 litros e equivalem a quase 1.000 latinhas de alumínio. Para se ter a mesma proporção em latinhas, seria preciso armazenar 1.000 latinhas de alumínio.
A liga de alumínio do lacre tem teor de magnésio maior que o a da latinha. Dessa forma, separando o lacre evita-se que a mistura dos dois tipos de alumínio contamine o alumínio reciclado.
São necessárias, 140 garrafas pet de 2 litros cheias de lacres de alumínio para a troca de uma cadeira de rodas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.