05/11/2019 às 12h07min - Atualizada em 05/11/2019 às 12h07min

Sindicato Rural de Ibitinga organiza campanha de vacinação contra a Febre Aftosa

Produtores têm até o dia 29 de novembro para vacinarem cabeça de gado que tenham até 24 meses; o sindicato rural alerta para a necessidade de declaração do rebanho.

Portal Ternura
O Ministério da Agricultura está realizando até o final e novembro a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Em Ibitinga, o Sindicato Rural é a entidade responsável por organizar essa etapa da campanha. O foco é a vacinação de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses de idade. A ação é voltada para produtores que têm cabeças de gado até o dia 29 de novembro.
A vacinação contra a febre aftosa é obrigatória. A multa é de R$ 53 por cabeça de gado não vacinada. Os produtores que possuem rebanhos fora da idade de vacinação também precisam declarar todo o rebanho. Até o dia 29 de novembro, os proprietários precisam fazer a comprovação semestral de vacinação contra a brucelose de todas as fêmeas de bovinos e bubalinos de três a oito meses imunizadas no período anterior a novembro deste ano.
O produtor que tiver dúvidas precisa entrar em contato com o sindicato pelos telefones (16) 3342-2435 ou (16) 3385-2146.
Febre Aftosa
A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais como os bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Pode ser transmitida principalmente pelo contato entre os animais doentes e os sadios.
O vírus pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entrem em contato com animais doentes. A enfermidade provoca restrições sanitárias e comerciais ao estado e ao país, desvalorização no preço da arroba, desemprego no setor frigorífico e pode causar embargos comerciais a outros produtos, como o farelo de soja, frutas e exportação de carne de frango e suína, além de grande impacto social e econômico.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.