16/09/2016 às 15h55min - Atualizada em 16/09/2016 às 15h55min

Vagas para curso no SENAC estão abertas. Ministério Público faz parceria para ampliar vagas do programa Jovem Aprendiz

Parceria entre as empresas, Secretaria do Emprego, Ministério Público e Senac capacita jovens para a primeira experiência no mundo do trabalho e amplia vagas

Portal Ternura
O Senac está com inscrições abertas para o programa Aprendizagem com início em outubro, na cidade de Ibitinga. O curso é gratuito, tem duração de 17 meses e possui reconhecimento de empresas da cidade. A proposta é oferecer formação para o desenvolvimento pessoal e profissional dos aprendizes, capacitando-os para atuar de maneira dinâmica e eficiente.

Elieser Turco, Doutor Eduardo M. Crespilho e Daniela Branco de Rosa durante conversa no estúdio da Ternura FM 99,3.
Estão disponíveis 35 vagas em Ibitinga e para participar é preciso ter entre 14 e 24 anos, estar frequentando escola regular ou com o ensino médio já completo. Os participantes também não podem interromper os estudos no período da capacitação.
O programa contribui com o aumento da empregabilidade dos jovens, promove o desenvolvimento integral, a inclusão social e a melhoria na qualidade de vida. As empresas que participam do programa assumem posição de parceira da instituição no processo de qualificação dos jovens, oferecendo-lhes oportunidades de ingresso no mundo do trabalho e no desenvolvimento pessoal e profissional.    
As aulas serão ministradas no prédio da FAIBI – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga, localizada a Rua Roque Raineri, 81 - Jardim Centenário. Mais informações estão disponíveis no Portal Senacwww.sp.senac.br/aprendizagem ou pelo telefone (16) 3114-3000.
PARCERIAS 
A partir dessa ideia, se construiu uma parceria entre SENAC, Secretaria do Emprego de Araraquara, FAIBI, Sindicato das empresas e o MInistério Público para ampliar as vagas de capacitação para esses jovens. Acompanhe a entrevista realizada com o promotor público, Doutor Eduardo Maciel Crespilho sobre a importância de inserção profissional e social dos jovens no mercado de trabalho. Além de Crespilho, conversou também com a jornalista Daniela Branco de Rosa, o representante do Sindicato das Empresas de Ibitinga, Eliézer Turco.

O que é o programa Aprendizagem ou Jovem Aprendiz?
Vinculada à Lei da Aprendizagem, nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, o programa é uma formação técnico-profissional. A lei determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de jovens de 14 a 24 anos incompletos equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários, assegurando a eles sua formação, ou seja, aprendizes.
Ao integrar-se ao programa, a empresa, além de cumprir seu papel legal de contratante do aprendiz, é convidada a compartilhar experiências como parceira do Senac e atuar no processo de transformação do jovem, dando oportunidade de trabalho e ajudando-o a construir uma vida pessoal e profissional mais digna.
Como funciona?
O programa Aprendizagem é gratuito e a inscrição do aluno é feita pela empresa em que ele atuará como aprendiz em paralelo às aulas. Empresas interessadas devem procurar o Senac Araraquara para verificar a data de início das próximas turmas, prazo e documentos necessários. Informações detalhadas sobre como participar do programa estão reunidas na página www.sp.senac.br/aprendizagem.
Fonte:

www.newslink.com.br
 Em parceria com o CCPR
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.