30/10/2019 às 17h00min - Atualizada em 30/10/2019 às 17h00min

IBGE apresenta como será feito o Censo 2020 em Ibitinga

Ibitinga vai ter 61 pessoas trabalhando na pesquisa domiciliar em agosto de 2020.

Portal Ternura
O IBGE anunciou na manhã desta quarta-feira o planejamento para o Censo 2020. O instituto reuniu membros da sociedade civil na Prefeitura de Ibitinga para uma reunião explicativa sobre a pesquisa na cidade e divulgou o processo seletivo para a contratação dos profissionais que vão aplicar os questionários.
O Censo 2020 será realizado no mês de agosto e terá 26 perguntas no questionário básico. O número representa uma queda de 8 perguntas se comparado ao último Censo realizado em 2010. São 5.570 municípios no Brasil. A estimativa é de que 71 milhões de domicílios passarão pela pesquisa do ano que vem.
O Instituto tem sede em Novo Horizonte que é responsável pelas pesquisas na área de Ibitinga, Urupês e Borborema. Com base nas pesquisas do Censo é feita uma estimativa da população de cada município. Os dados do instituto são confrontados aos números de mortes, nascimentos, imigração e emigração divulgados pelas prefeituras.
O censo é realizado a cada 10 anos. Segundo os dados divulgados no ano passado pelo IBGE, Ibitinga tem 60.033 habitantes e 16.825 domicilios. A estimativa é de que em 2020, a cidade tenha 60.464 habitantes.
Como é feita a pesquisa
O objetivo do censo é alcançar 100% das casas para contar todas as pessoas que residem no Brasil. Um morador por domicílio reponde ao questionário. Segundo os coordenadores do IBGE, só é entrevistada uma pessoa que saiba os dados referentes a autodeclarações, trabalho, escolaridade e características do domicilio.  
Para conseguir passar em todas as casas há uma divisão de setores censitários. Os setores são definidos como regiões que têm entre 50 e 300 casas nas áreas urbana e rural. Os funcionários passarão por todas as ruas da cidade no período de um mês.
As pessoas contratadas para trabalhar no Censo terão contrato temporário. Os funcionários que vão aplicar as pesquisas são os recensiadores. Em Ibitinga serão 54 recensiadores. Para administrar os trabalhos no município, seis Agentes Censitários Supervisores vão acompanhar os trabalhos feitos nas ruas. Um Agente Censitário Municipal vai orientar e organizar toda a equipe.
Todos aqueles que vão trabalhar nas pesquisas vão passar por um treinamento durante os meses que antecedem os trabalhos. As prefeituras de cada cidade são responsáveis por disponibilizar a infraestrutura necessária para o treinamento e para os trabalhos internos do IBGE durante a pesquisa.
Como forma de se planejar, o Instituto fez uma pesquisa prévia sobre o território de Ibitinga. Em 2017, foram solicitados para a Prefeitura os novos dados referentes à cidade de Ibitinga. Foi feita uma atualização da base territorial usada na última pesquisa. As novas ruas, bairros e lotes urbanos foram adicionados com base nos mapas, imagens de satélite e o Cadastro Nacional de Endereços.
Para Ronaldo Gomes, coordenador de área do IBGE, a pesquisa é precisa porque o Instituto segue todas as regras internacionais de pesquisas estatísticas: “Vão ter algumas questões mínimas sobre pessoas em trânsito, que estão mudando de casa ou de cidade. Mas para isso existem critérios estáticos que são definidos internacionalmente. O IBGE segue todos esses critérios, o que dá uma margem mínima de erro”.
Na apresentação feita pelos coordenadores, foi destacada a importância do censo para pensar as políticas municipais, estaduais e nacional. “A pesquisa é fundamental para a elaboração de políticas públicas em todo o Brasil devido a riqueza de detalhes. Não só como forma de contar a população, mas para saber quem são e o que fazem as pessoas que estão aqui” destacou Ronaldo.
O Censo auxilia os municípios no planejamento para os próximos 10 anos. Além disso, os dados obtidos pelas pesquisas do IBGE servem como parâmetro para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O fundo arrecada parte do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e distribui entre os Estados e Municípios. Um dos critérios que norteia essa distribuição é o número de habitantes com base nos números divulgados pelo Instituto.
O repasse é um dos maiores recebidos pelos municípios. Para se ter uma ideia, em 2018 foram R$24.970.585,58 transferidos do fundo para Ibitinga.
Processo Seletivo
Ibitinga vai ter um posto de coleta para a organização da pesquisa. Quem for contratado vai trabalhar na própria cidade. Para se candidatar para recenseador é preciso ter o ensino fundamental completo (ter feito até a oitava série). Os funcionários administrativos precisam ter o Ensino Médio Completo.
As inscrições abrem no início de 2020. O Instituto ainda vai divulgar mais detalhes sobre este processo até o final do ano.
Credibilidade
Todos os países possuem órgãos oficiais de estatísticas. O IBGE é o órgão oficial de estatística do Brasil determinado por lei. O instituto realiza pesquisas sobre renda, emprego e outras características da população ao longo do ano. Só na região de Ibitinga são mais de 30 pesquisas de amostragem realizadas ao longo do ano.
Apesar de receber muitas críticas, o IBGE utiliza métodos de ponta reconhecidos por outros institutos de pesquisa em todo o mundo. A Fundação Getúlio Vargas é uma das instituições que realiza trabalhos de pesquisa econômica em parceria com o IBGE. Ronaldo explica que não são todas as pesquisas que precisa passar na casa de todas as pessoas para ter uma representação significativa da realidade:
“Existem cálculos e métodos estatísticos que ajudam a fazer uma pesquisa sem precisar visitar todas as empresas do país para saber os dados sobre um setor específico como indústria, serviços e comércio. O IBGE tem muitos parâmetros para pesquisas de amostragem que tornam as pesquisas muito próximas da realidade” ressalta Ronaldo.   
“O que a gente vê são declarações, opiniões sem fundamentação. Na verdade a pessoa não conhece e não foi apresentada ao trabalho do IBGE” finaliza o coordenador.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.