29/10/2019 às 09h55min - Atualizada em 29/10/2019 às 09h55min

Ibitinguense lança livro sobre a história de feiras e mercados de São Paulo

O autor lançou obra na Biblioteca Municipal nesta quinta-feira (14). Livro “Mercados e feiras livres em São Paulo (1867-1933)” retrata tradicionais mercados e feiras livres que preenchem ruas e ocupam estabelecimentos na capital paulista.

Portal Ternura
Francis Manzoni é ibitinguense e lançou livro nesta quinta-feira na Biblioteca Municipal. Foto: Gleison Landim / PORTAL TERNURA
 
Francis Manzoni, ibitinguense e atualmente morador na capital paulista, lançou nesta quinta-feira um livro de história sobre a história das feiras e mercados de São Paulo. Em sua obra, o autor conta sobre a formação dos primeiros mercados e feiras de rua da Capital Paulista e também sobre o cotidiano de trabalho dos comerciantes. Os tradicionais mercados e feiras livres que preenchem ruas e ocupam estabelecimentos em São Paulo foram constituídos a partir da efervescência de grupos que, entre a segunda metade do século 19 e o início do 20, fomentaram uma verdadeira revolução na produção e no comércio de alimentos na cidade. Imigrantes, negros, tropeiros, lavradores e vendedores ambulantes foram os protagonistas desse processo, trazendo para o ambiente urbano uma mistura de vozes, produtos, identidades e formas de trabalho. 
“O livro nos permite refletir sobre a relevância do espaço público hoje como uma importante via de acesso a uma alimentação mais digna e saudável, fruto de uma força de trabalho que merece ser valorizada e respeitada, afinal, sem os trabalhadores do campo, as cidades perecem”, descreve o autor. 
A obra é uma realização do SESC São Paulo, com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura.
 
SOBRE O AUTOR
Francis Manzoni é pós-graduado em edições de livros, mestre em história pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e doutor na mesma área pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com passagem pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, na França. Atuou na área de literatura e bibliotecas do Sesc São Paulo e, atualmente, é coordenador editorial nas Edições Sesc.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.