24/10/2019 às 06h49min - Atualizada em 24/10/2019 às 06h49min

Denúncia sobre mortandade de peixes no Jacaré Guaçu alerta autoridades

Programa 'Cafezinho Amargo' recebeu informação de suposto material lançado nas águas do rio, que causou morte de milhares de peixes.

Portal Ternura
Peixes buscam por 'oxigênio' e morrem no Jacaré Guaçú. Foto: Denúncia
Mais uma vez o rio Jacaré Guaçú em Ibitinga (SP) foi alvo de despejo de resíduos de cana que causou e segue com a mortandade de milhares de peixes, e prejuízos à fauna e flora regional. A denúncia do despejo de garapão nas águas do Rio Jacaré Guaçú mostra fotos e a tortura dos peixes na tentativa de sobrevivência, registrado por fotos feitas pelo denunciante.
O Portal Ternura de Notícias buscou informações de autoridades fiscalizadoras, em especial da Polícia Ambiental, que afirmou que essa não é a primeira vez que isso acontece nos rios de Ibitinga. A denúncia recebida foi encaminhada para investigação do órgão competente, uma vez que não há afirmação de crime ou acidente, proposital ou acidental.
Entretanto, a confirmação é de que o suposto material despejado no rio trata-se de rejeito da cana de açúcar, o chamado garapão, originário de um 'vazamento' da barragem de uma  Usina, onde a represa dessa empresa desemboca no Guaçú. São toneladas de peixes que estão morrendo e inclusive, ainda segundo o denunciante, há pessoas que capturam esses peixes mortos, ensaca-os e depois os vende para consumo.
Já não bastasse a poluição, a pesca ilegal, redes armadas aos montes, agora também o despejo de material tóxico, provavelmente garapão nos rios de Ibitinga. A CETESB, órgão regulador e responsável pela investigação da qualidade da água ou quais resíduos estão contidos, já fez a coleta de material e o laudo deve ser divulgado em breve.
MORTE X ODOR FORTE 
Diante de um cenário de colapso no ecosistema daquele rio, moradores de Ibitinga, das mais diversas regiões da cidade e da área rural, reclamam do intenso cheiro e ou fedor inalado pelo rejeito de cana, o garapão,  que causa desconforto e piora a qualidade de vida das pessoas. Outro fator a ser investigado. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.