15/09/2016 às 07h51min - Atualizada em 15/09/2016 às 07h51min
"A greve é do banqueiro!", diz diretor. Oitava tentativa de acordo determinará se greve para ou continua
Todas as agencias de Ibitinga estão fechadas. Na região são mais de cem agências paralisadas.
Portal Ternura
As propostas e reivindicações dos bancários para suspender a greve serão mais uma vez apresentadas na oitava tentativa de acordo com o FENABAN na tarde de hoje (15).
A paralisação já atingiu mais de 12 mil agências bancárias em todos o país e 104 na região Centro Oeste Paulista. Em Ibitinga, Tabatinga, Itápolis e Borborema todas as agências estão fechadas.
De acordo com o Diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva (SP), Luiz Eduardo Campolungo "a greve é do banqueiro, porque desde o dia 09 de agosto nós apresentamos nossas reivindicações e nada foi analisado".
No “break” da negociação, os banqueiros insistem no modelo de "inflação futura" mais abono, contrário às solicitações dos trabalhadores. Dentre as solicitações dos bancários: reajuste salarial de 14,62%, sendo a reposição da inflação mais 5% de aumento real;
· Melhores condições de trabalho, com o fim das metas abusivas e do assédio moral que adoece o bancário;
· Fim das demissões, mais contratações, fim da rotatividade e combate a terceirização,
· Ratificação da Convenção 158 da OIT, que coíbe demissões imotivadas.
· Auxílio Educação; pagamento para graduação e pós;
Prevenção contra assaltos e sequestros; dois vigilantes por andar por agência, instalação de portas giratórias com detector de metais na ENTRADA do auto-atendimento e biombos nos caixas;
· Abertura e fechamento remoto das agências, fim da guarda de chaves por funcionários;
· Igualdade de oportunidades, fim às discriminações nos salários e na ascensão profissional de mulheres, negros, gays, lésbicas, transexuais e pessoas com deficiência.
" É preciso lutar pelos nossos direitos, e a greve é nossa única ferramenta.Se alguém desrespeita a população, seus funcionários e familiares, são eles, os banqueiros." - conclui Campolungo.
Mediante a apresentação nesta tarde de um acordo positivo para ambos os lados, os bancários estarão realizando Assembléia na sexta-feira, e caso seja aceita a negociação, os bancos reabrem na segunda-feira, dia 19.