12/09/2016 às 11h04min - Atualizada em 12/09/2016 às 11h04min

Vacinação contra raiva é prevenção, diz veterinário do Sindicato Rural

2016 não houve relatos de animais com a doença. Porém, os bovinos, equídeos, ovinos e caprinos podem ser vacinados

Portal Ternura
Por Yara Racy
Em 2014, Ibitinga e Tabatinga foram surpreendidas com o registro de casos de raiva no rebanho bovino e, no ano passado, com a confirmação do primeiro caso em equino dos últimos 10 anos. As ocorrências exigiram a atenção das autoridades e a conscientização da população rural para a busca nas propriedades por focos do morcego hematófago, transmissor da doença, além da vacinação do rebanho, como medida preventiva.
De acordo com o veterinário do Sindicato Rural, Mauro Figueiredo, em 2016 não há mais relatos de animais que desenvolveram a doença, porém, os morcegos transmissores continuam a atacar e a melhor forma de prevenir é através da vacinação, que pode ser feita em bovinos, equídeos, ovinos e caprinos acima de três meses de idade e, principalmente, em propriedades onde os animais são mordidos por morcegos hematófagos. Os animais vacinados pela primeira vez devem receber outra dose de reforço após 30 dias. Nos municípios que ocorrem casos de raiva frequentemente, o rebanho deve ser vacinado pelo menos uma vez ao ano.
Por orientação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), os estados podem legislar sobre a necessidade de vacinação, que é compulsória apenas quando da ocorrência de focos da doença. Em Ibitinga os locais onde a vacina pode ser adquirida são Crisfarma e Coopercitrus.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Luiz Flávio Pinheiro, é importante o produtor e proprietário rural estarem conscientes da importância de entrar imediatamente em contato com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária, ao se deparar com uma colônia, pois eles têm equipe treinada para manusear o animal.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.