24/08/2016 às 13h39min - Atualizada em 24/08/2016 às 13h39min

Audiência Pública da Policia Militar teve baixa participação popular. Parceria com a imprensa foi elogiada

Com inicio às 10 horas e término às 12:20, reunião teve apresentação de estatísticas práticas para melhorias na segurança pública do município

Portal Ternura
A audiência pública da terça-feira, dia 23, realizada pela Polícia Militar de Ibitinga, em conjunto com a Regional de Araraquara, teve baixa participação popular, porém bastante produtiva no conteúdo apresentado.
Presidida pelo Capitão Coelho, da 5ª Cia. de Polícia, bem como do Coronel Ziul , Comandante da região do 13º Batalhão de Policia do interior de Araraquara, a reunião teve início com a apresentação de modalidades de policiamento existentes em Ibitinga, apresentação dos meios disponíveis de atuação na prestação do serviço policial. Além disso, houve também a apresentação de estatísticas dos meses de abril, maio e junho deste ano, numa comparação ao mesmo período de 2015. Pelas estatísticas, houve uma queda no índice de furtos na classificação geral,  com exceção dos furtos de veículos;
Redução no índice de roubos, com exceção apenas do mês de maio;
Aumento do número de furtos e roubos de veículo nos meses de abril e maio. Entretanto, houve queda em junho/2016;
Os homicídios registrados ficaram iguais no período:01 crime;
65 maiores presos; 
14 presos por mandado de prisão;
10 veículos recuperados.
Capitão Coelho apresenta estatísticas de ações efetivadas pela Polícia Militar em Ibitinga.Foto:  Germano Alves/Portal Ternura
TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO
Contudo, durante a audiência teve a apresentação sobre conscientização e coibição no uso das drogas junto aos menores. O tema foi apresentado pelo Tenente Lúdio Veludo, responsável pelo setor  operacional da Polícia Militar em Ibitinga, que sintetizou também a atuação das drogas nas crianças e nos adolescentes, e como meios de prevenção,  a exemplo do diálogo familiar e controle de uso das redes sociais.
Também foram apresentadas sugestões para tentar evitar furtos de veículos e em residencias , como instalação de travas e  alarmes, não facilitando a atuação dos ladrões.

Participantes e polícia. Tenente Lúdio Veludo falou sobre as drogas e a inserção dos jovens em ações de conscientização. Foto: Germano Alves/ Portal Ternura
 
VIZINHANÇA SOLIDÁRIA
 
Dentre os aspectos preventivos de práticas da Polícia Militar em conjunto com a sociedade, estuda-se a implantação de um programa chamado "Vizinhança Solidária", que inicialmente deve ser acionado na área rural e posteriormente no perímetro urbano. O projeto consiste numa aproximação da população com a policia militar, inclusive, com o aproveitamento nas redes sociais e também no aplicativo "whats app", criando um grupo entre os moradores e policia para que todos saibam o que está ocorrendo na cidade.
Durante a fala do Tenente Coronel Ziul, o mesmo parabenizou a cidade de Ibitinga pelos baixos índices criminais e ser a única cidade na área do Batalhão que possui a Ronda Rural,  além de reconhecer a excelente localização  da implantação da nova sede da 5ª Cia. PM, recentemente inaugurada, além da aproximação da polícia com a mídia local, sem esquecer do Disque Denúncia via 190 e 181. 
A próxima audiência pública será no dia 22 de novembro.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.