23/08/2016 às 07h22min - Atualizada em 23/08/2016 às 07h22min

Sindicato Rural pede atenção aos ruralistas Iniciativa do Governo do Estado vai auxiliar na recuperação e áreas degradadas.

Plano Diretor de Restauração Florestal (PDRF) da Bacia Tietê-Jacaré pode ser baixado gratuitamente pela internet

Portal Ternura
Inicialmente destinado apenas para a região metropolitana, hoje o programa está aberto para todo o Estado de São Paulo e é coordenado por um Comitê Gestor no âmbito da Administração Pública do Estado, composto por representantes de nove secretarias estaduais, com a sua coordenação a cargo da Secretaria de Governo e da Secretaria Executiva, sob comando da Secretaria do Meio Ambiente (SMA)

Os objetivos do Programa Nascente são elaborar ações de conscientização para toda população e promover a recuperação de cerca de 20 mil hectares de matas ciliares, utilizando 6,3 milhões de mudas de espécies nativas.

De acordo com o biólogo Guilherme Marson Moya, do Instituto Pró-Terra, qualquer pessoa física ou jurídica, de qualquer região do Estado de São Paulo, pode submeter projetos a aprovação da Comissão de Avaliação do programa, composta por técnicos da SMA e Cetesb. O instituto está reunindo projetos e pretende cadastrar 200 hectares, até o final desse ano. A expectativa é iniciar os trabalhos de recuperação no inicio de 2017.

As APPs mais importantes são as margens de rios e nascentes, por isso, o proprietário rural que possui rios ou nascentes em sua propriedade, sem margem com floresta, pode procurar o instituto, que vai até o local fazer um diagnóstico para definir a metodologia que será utilizada no reflorestamento e as espécies que serão utilizadas. No total, são mais de 80 espécies nativas a disposição para o plantio. O projeto prevê o plantio e dois anos de manutenção, até as árvores crescerem.

Criado em 1997 para contribuir com as questões socioambientais e a conservação do meio ambiente, o Instituto publicou recentemente o Plano Diretor de Restauração Florestal (PDRF) da Bacia Tietê-Jacaré, um trabalho financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), que além de diagnosticar as áreas de APP da Bacia, classifica as áreas mais importantes para restauração em cada município.

O Plano Diretor pode ser baixado gratuitamente no site do instituto. O material auxilia proprietários e produtores rurais, governantes e sociedade civil a vislumbrar as possibilidades de recuperação ambiental em suas áreas de abrangência. Para fazer o cadastro no instituto ou tirar duvidas, basta entrar em contato pelos telefones (14) 3032-1401 ou (14) 99787-5533.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Luiz Flávio Pinheiro, a expansão do programa para todo o Estado de São Paulo beneficia todos os proprietários rurais que necessitam recompor matas ciliares em suas propriedades. Antes limitado apenas à Bacia do Rio Cantareira, o Programa Nascente agora permite a recuperação de APPs em todo o Estado, este é um aspecto positivo, que demonstra o reconhecimento de que todos os produtores rurais são pessoas interessadas na preservação da flora e da fauna em suas propriedades e que possibilita fazer a recuperação sem custo. É uma ótima iniciativa do Governo do Estado, que a diretoria do Sindicato Rural apoia e recomenda.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.