O Ministério da Saúde prorrogou, mais uma vez, a Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza (gripe) e convida as pessoas dos grupos prioritários que compareçam nos locais de vacinação em Ibitinga.
A Sala de Vacinas do Centro (Avenida Dom Pedro II - defronte ao Centro de Saúde) e o Posto de Atendimento na Vila Maria estão autorizados a realizar às imunizações.
De acordo com a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Simone Zeponi de Melo, a proposta é aumentar o índice de imunizações. Até o dia 26 de junho, a cidade estava com a cobertura de 83,63%, sendo a maior da região de Araraquara (SP).
"Mesmo com um número positivo de imunizações, precisamos intensificar e levar à conscientização da importância de vacinar-se. O inverno chegou e muitas pessoas estarão sujeitas a contrair doenças respiratórias, a exemplo da gripe, pois é o momento em que o vírus mais circula entre a população" - comenta Simone.
Quem pode ser vacinado - pessoas a partir de 50 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais integrantes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Correios e Defesa Civil.
E ainda Foram incluídos novos grupos: Polícia Federal e Guarda Municipal, doadores de sangue e de medula, trabalhadores dos Tribunais de Justiça e Fóruns, profissionais que trabalham com pessoas em situações de rua, cuidadores de idosos, auxiliar de classe e demais funcionários das escolas do ensino Básico e Superior. Funcionários de creches e trabalhadores da limpeza urbana e coletadores de resíduo, além de motoristas, cobradores, taxitas e motoristas do transporte rodoviário também passaram a fazer parte.
A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ibitinga, através da Secretaria de Saúde, segue vacinando portanto, até hoje dia 06 de julho.
Locais de vacinação:
Sala de Vacinas - Centro - Avenida Dom Pedro II - defronte ao Posto de Saúde Central
Posto de Saúde da Vila Maria
MUDANÇAS NA VACINAS PARA OS ADOLESCENTES
Uma nova mudança no calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde foi divulgada. A partir de agora, a vacina contra HPV , além de continuar disponível para as meninas de 9 a 15 anos, será ofertada também para os meninos de 11 até 15 anos incompletos. Na verdade, eles já estavam recebendo a dose, mas a faixa etária contemplava apenas adolescentes de até 13 anos. Agora, com a ampliação da idade, a meta para este ano é vacinar 80% dos adolescentes que estão aptos à vacinação, entre meninas e meninos.
Durante o anúncio, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, explicou que uma das principais ações para alcançar essa meta é o Programa Saúde na Escola, uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação: "Nós temos que cuidar da imunização das nossas crianças. As estatísticas e os estudos internacionais demonstram que, de fato, a vacina ajuda a reduzir os casos de câncer nas pessoas imunizadas. Então, é mobilizar a sociedade e motivar as pessoas. Eu sei que não é fácil levar um adolescente até uma unidade de saúde porque ele não se acha necessitando de cuidar da saúde. Mas o Saúde na Escola vai nos ajudar muito, a parceria com o MEC é fundamental e os estados que estão priorizando essa vacinação na escola, estão com altíssimos índices de cobertura, esse é o caminho”.
Também terão direito a vacina homens e mulheres transplantados e em tratamento contra o câncer. Além disso, cerca 200 mil crianças e jovens, de ambos os sexos, de 9 a 26 anos vivendo com HIV/aids, também podem se vacinar contra HPV. Para mais informações acesse www.saude.gov.br.