06/02/2017 às 10h05min - Atualizada em 06/02/2017 às 10h05min
Contas inativas do FGTS ainda não estão liberadas para saque
Agencias da Caixa Econômica Federal não disponibilizam ainda informações sobre a liberação. Período ainda não foi divulgado pelo governo federal.
Portal Ternura
Centenas de pessoas buscaram nos últimos dias, a possibilidade de saque do FGTS, de contas inativas na Caixa Econômica Federal. O grande problema gerado com a notícia divulgada nos últimos dias pelo governo federal é que "seria liberado" o saque pelo banco, entretanto, não foi divulgado quando isso será possível.
Só terá direito ao saque o trabalhador que teve seu contrato de trabalho encerrado antes de 31/12/2015. Para saber basta acessar o site da Caixa ou aplicativo e verificar se a data de afastamento foi anterior a 31/12/2015.
Segundo informações obtidas pela Caixa, essa liberação vai acontecer a partir de março, seguindo um calendário que ainda não foi definido, ainda sem data especifica. O que mais atrapalha os cidadãos é a falta de informações, o que leva centenas de pessoas todos os dias até a agencia local.
De acordo com o presidente da república Michel Temer, durante um café da manhã no mês de dezembro, o calendário de recebimento/saque irá depender da data de nascimento das pessoas e será divulgado em meados deste mês (fevereiro).
De acordo com o ministro do planejamento, Dyogo Henrique de Oliveira, não há necessidade das pessoas atropeladamente correrem à Caixa Econômica para essa retirada”, Todo trabalhador com carteira assinada tem uma conta do FGTS que fica inativa quando ele pede demissão. Por isso, a pessoa que já passou por vários empregos pode ter diversas contas inativas.
"Esse dinheiro ficava parado e que só poderia ser sacado depois de três anos sem emprego com registro. Ou em outros casos previstos na lei, como aposentadoria ou a compra da casa própria. Agora, o trabalhador vai poder retirar todo o dinheiro dessas contas, mas os saques só serão liberados aos poucos em 2017." - conclui o ministro.
As agencias ainda não possuem informações sobre o assunto, é importante que o trabalhador se prepare para isso, tendo em mãos o Cartão Cidadão Ativo e com senha. Este cartão Cidadão é solicitado pelo 0800 726 02 07 opção 5 -2. Ao receber deve desbloquear o cartão,onde a senha é feita numa lotérica, e também é possível acessar o site da Caixa ou aplicativo "FGTS CAIXA". Lá se verifica o extrato e se realmente terá direito a sacar o FGTS, evitando assim ir até uma agencia sem que tenha direito, reduzindo inclusive, um grande fluxo nas agências.
Todas as informações referente a contas inativas estão disponíveis no site www.caixa.go.br/contasinativas. A Caixa pede aos cidadãos que não acreditem em notícias veiculadas em sites ou redes sociais confiáveis, que não seja da própria instituição.