Foto: Freepik Os consumidores pretendem gastar R$ 161, em média, por presente para o Natal este ano, o que deve beneficiar cerca de 1,8 milhão de pequenos negócios do Estado de São Paulo, segundo pesquisa do Sebrae-SP. Deste total, 1,4 milhão são Microempreendedores Individuais (MEIs) e 427 mil Micro e Pequenas Empresas (MPEs).
A expectativa de 57,6% dos MEIs é que as vendas de Natal em 2024 serão melhores, enquanto 31,3% acreditam que serão iguais. Para 8,9%, no entanto, serão piores. Já 2,2% não souberam avaliar. Entre as MPEs, 38,6% entendem que vão vender mais neste Natal, número similar aos 36,5% que esperam o mesmo volume de vendas na comparação com 2023. Para 23,6% haverá menos vendas, enquanto 1,3% não souberam mensurar.
Opinião dos consumidores Para 53% dos consumidores que pretendem fazer as compras em pequenos negócios, o gasto com presentes para o Natal será maior do que em 2023, enquanto 22% acham que gastarão o mesmo que no ano passado. Já 26% das pessoas entrevistadas acreditam que gastarão menos que em 2023.
Durante a pesquisa, 41% dos consumidores destacaram o preço como fator mais influente na decisão de compra. Mas outros pontos como qualidade dos produtos (29%), facilidade na compra (26%), ofertas e promoções (25%) e confiança na loja (24%) também foram levados em consideração.
A busca por informações sobre presentes se dá tanto nas lojas físicas (55%), quanto de forma remota, principalmente via redes sociais (45%). No entanto, o principal formato de compra é o totalmente presencial (44%), embora formatos remotos também sejam usados, em diferentes combinações, de forma parcial ou exclusivamente remota.
De acordo com o levantamento “Natal 2024”, os itens com maior intenção de compra para a data são roupas e calçados (53%), perfumes e cosméticos (40%), panetone, chocotone e /ou cestas de Natal (37%), chocolates (34%) e brinquedos, jogos de tabuleiro ou baralhos (34%). Na média, o gasto com presentes adquiridos de pequenos negócios terá um aumento real (descontando a inflação, medida pelo IPCA-IBGE) de 4,4% sobre 2023.
“O Natal é a data mais importante do varejo e os pequenos negócios precisam se planejar para aproveitarem bem a ocasião. Não basta apenas abrir a loja e ofertar os produtos, mas sim pensar estrategicamente como conquistar os clientes com uma boa divulgação, decoração natalina, apresentação, qualidade dos produtos e bons preços para se destacar da concorrência”, afirma a coordenadora de pesquisas do Sebrae-SP Carolina Fabris Ferreira.
Metodologia A pesquisa “Natal 2024” foi elaborada a partir de duas sondagens. Uma sondagem com a opinião dos empreendedores, realizada por telefone. Essa sondagem é um suplemento da pesquisa Indicadores Sebrae-SP, realizada com a colaboração da Fundação Seade. A segunda sondagem foi realizada com consumidores, pessoas físicas, por e-mail, pelo Instituto Consulting do Brasil. Os dois levantamentos foram realizados no mês de novembro de 2024.
Sobre o Sebrae-SP O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Tem atuação com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.
O Escritório Regional do Sebrae-SP em Araraquara atende 19 municípios (Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Dobrada, Fernando Prestes, Gavião Peixoto, Ibitinga, Itápolis, Matão, Motuca, Nova Europa, Rincão, Santa Ernestina, Santa Lúcia, Tabatinga, Taquaritinga e Trabijul) está localizado à Av. Maria Antonia Camargo de Oliveira, 2903, Araraquara. Telefone: (16) 3303-2420 (WhatsApp).
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