Foto: Arquivo Pessoal O Giving Tuesday, movimento global que promove a doação em massa e ações solidárias, tem ganhado relevância em vários países ao redor do mundo, mas sua adesão no Brasil ainda é baixa. Criado em 2012, nos Estados Unidos, como uma resposta à cultura de consumo representada pela Black Friday e a Cyber Monday, o Giving Tuesday busca incentivar doações financeiras, de tempo ou até mesmo de bens e serviços, em prol de causas sociais. Enquanto nos EUA o movimento gera bilhões de dólares em doações anualmente, no Brasil, a falta de conhecimento sobre a iniciativa e a cultura limitada de doação continuam sendo barreiras significativas.
Segundo Marco Aurélio Cruz Francisco, presidente do Instituto Adiante, que apoia pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é possível mudar esse cenário por meio de educação e engajamento. "A cultura de doação no Brasil ainda está em processo de construção. Muitas vezes, as pessoas querem ajudar, mas não sabem como, ou acreditam que a doação precisa ser financeiramente significativa para ter impacto. No entanto, pequenas ações, como doações de tempo ou de bens, podem transformar vidas".
O Instituto Adiante, localizado em Osasco (SP), é um exemplo de como organizações podem se beneficiar do Giving Tuesday para fortalecer suas iniciativas. Atualmente, o instituto atende diariamente 50 pessoas com TEA e seus familiares, oferecendo atividades que vão desde a horticultura até a musicoterapia. Cada ação é cuidadosamente planejada para estimular áreas específicas do cérebro, promovendo habilidades motoras e cognitivas, autoconfiança e interação social. "Nosso trabalho não seria possível sem a colaboração de voluntários e doadores que entendem a importância de fortalecer essa rede de apoio às famílias", destaca Marco Aurélio.
Desafios e oportunidades Estudos apontam que o Brasil, apesar de ser um dos países mais solidários do mundo em termos de atitudes, ainda carece de uma cultura de doação robusta. Um relatório do Charities Aid Foundation (CAF) de 2023 revelou que menos de 30% dos brasileiros fazem doações financeiras regularmente, em comparação com 65% dos americanos. Entre os principais desafios estão a falta de confiança em instituições, a percepção de que doações são responsabilidade exclusiva do governo e a falta de conscientização sobre o impacto que as doações podem gerar em curto e longo prazo.
No entanto, movimentos como o Giving Tuesday têm o potencial de mudar esse panorama. "É uma oportunidade para as pessoas entenderem que toda contribuição, por menor que seja, pode fazer uma diferença real. Queremos incentivar uma mudança de mentalidade, para que a doação se torne parte do cotidiano das pessoas e empresas", conclui Marco Aurélio.
No Instituto Adiante, 30% dos custos fixos são de doações, mostrando o baixo engajamento do brasileiro em relação ao tema. Além disso, as inscrições para o voluntariado também estão abertas e qualquer pessoa com intencionalidade pode apadrinhar um atendido do instituto, dedicando tempo e ganhando, em troca, a satisfação de ajudar ao próximo e o desenvolvimento da empatia.
Para se candidatar como voluntário, é só enviar e-mail para
[email protected] Para doações via PIX, é só usar a chave (e-mail):
[email protected] Para doações via depósito bancário para Adiante Associação de Incentivo ao Núcleo de Trabalhos Especiais.
Banco do Brasil
Agência: 6838-1
Conta Corrente: 1222-X
CNPJ: 58.103.375/0001-67
Em caso de doações via depósito, favor enviar o comprovante para
[email protected] Sobre o Instituto Adiante O Instituto Adiante é uma instituição sem fins lucrativos, fundado em 1987, com o objetivo de promover a assistência social, a saúde e a educação para pessoas com autismo e suas famílias, visando contribuir com a melhoria da qualidade de vida por meio de ações que positivem o convívio social e desenvolvimento de suas potencialidades.
A missão do Adiante é ser uma entidade modelo, produzindo conhecimento e contribuindo para a construção de políticas públicas. Essa orientação tem mobilizado, desde o início, o empenho coletivo e gerado reconhecimento público.