Elas estão marcadas para 4 de junho (quartas, em jogo único), 9 de junho (semis, em jogo único), e 3 e 7 de setembro (finais, em ida e volta), respectivamente. Ou seja, um hiato de seis meses no calendário até o término do Nordestão, que, nesse caso, entraria no calendário da Data Fifa do ano que vem.
A discussão em torno de um calendário mais enxuto, aliás, é papo corrente - e já tornado público - na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para adequar datas dos campeonatos locais e regionais chancelados pela entidade. Serão 13 datas em 25 no Regional.
Segundo documento enviado às federações sobre a Copa do Nordeste de 2025, a confederação afirma que "olhando para o futuro, mais precisamente a partir do ano de 2026, a CBF/DCO trabalhará na reformulação da Eliminatória da Copa do Nordeste & Copa do Nordeste".
Mesmo formato, com novos cruzamentos
Também de acordo com o ofício, o formato de disputa do Nordestão seguirá o mesmo das edições anteriores de 2024 e 2023. Por sua vez, há mudança relevante na configuração da fase de grupos: as oito equipes de cada chave se enfrentarão no mesmo grupo. Antes, o chaveamento determinava que clubes do grupo 'A' jogariam com os do grupo 'B'.
Outra alteração trata-se do cruzamento dos times classificados. Se antes as quartas de final eram desenhadas com duelos entre clubes do mesmo grupo, haverá "mistura" na edição de 2025.
Quem participa: os nove campeões estaduais dos seus respectivos campeonatos locais, três clubes das três federações melhores ranqueadas no RNC (Ranking Nacional de Clubes) 2025 - que abrigariam uma segunda vaga local - e os outros quatro que garantiram passagem à fase de grupos por meio das Eliminatórias.
Sistema de disputa: dezesseis clubes jogam a fase de grupos, sendo dois grupos com 8 clubes cada, com jogos apenas de ida dentro do grupo (7 jogos por clube).
Classificam-se os quatro primeiros de cada grupo para as quartas-de-final, a serem disputadas em jogo único, com os melhores colocados dos respectivos grupos decidindo em casa uma vaga para a semifinal.
O formato de partida única também será repetido na semifinal, igualmente seguindo os critérios das quartas: em cada confronto, o clube de melhor campanha (soma das fases de grupos e quartas-de-final) fará o jogo único como mandante. As finais, por sua vez, serão em ida e volta.
Resumo de datas
Finais da Copa do Nordeste - 03/09 e 07/09*
*Podem ser antecipadas caso haja disponibilidade de datas CONMEMBOL e CBF.
Fonte:https://ge.globo.com/pe/futebol/copa-do-nordeste/noticia/2024/11/23/veja-datas-para-a-copa-do-nordeste-2025-finais-estao-previstas-para-o-2o-semestre.ghtml