11/01/2017 às 15h01min - Atualizada em 11/01/2017 às 15h01min
Exame de Suficiência 2017: prazo para inscrições vai até dia 19
Prova para obter registro profissional em contabilidade será realizada no dia 26 de março em todo o País
Portal Ternura
Estudantes que cursam o último ano de ciências contáveis (bacharel) ou os que já concluíram o curso e pretendem fazer a prova do 1.º Exame de Suficiência de 2017 devem se apressar. As inscrições para o certame se encerram no dia 19 de janeiro. Ser aprovado na avaliação é condição obrigatória para obter o registro e exercer a profissão.
Os interessados podem ser inscrever pelo site da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) ou pelo site do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Antes de efetuar a inscrição, o examinando deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.
A prova exigirá conhecimentos em contabilidade aplicada ao setor público, contabilidade gerencial, controladoria, noções de direito e legislação aplicada, matemática financeira e estatística, teoria da contabilidade, princípios de contabilidade e normas brasileiras de contabilidade, auditoria contábil, perícia contábil e língua portuguesa.
As provas serão aplicadas no dia 26 de março em todo o País. A taxa de inscrição é de R$110,00. Quem perder a oportunidade precisará esperar o próximo semestre, quando ocorre o segundo Exame de Suficiência 2017.
O edital do exame está disponível no site do CFC, no link: http://cfc.org.br/exame-de-suficiencia-anteriores/1o-exame-de-suficiencia-de-2017/.
Sobre o CFC
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é uma autarquia federal, dotada de personalidade jurídica de direito público, criada pelo Decreto-Lei nº 9.295/46, de 27 de maio de 1946. O principal objetivo do CFC é registrar, normatizar, fiscalizar, promover a educação continuada e editar normas brasileiras de contabilidade de natureza técnica e profissional. O conselho conta com um representante de cada Estado e do Distrito Federal. Atualmente, existem mais de 530 mil profissionais no País, incluindo contadores e técnicos em contabilidade.
Fonte: RP1 Comunicação Brasília