18/09/2024 às 09h37min - Atualizada em 18/09/2024 às 09h37min
Estudantes da Etec de Ibitinga são finalistas na Olimpíada Brasileira do Saber e conquistam prêmios universitários
Comitiva de estudantes e professores do Ensino Médio integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e Administração foi recebida pela diretora-superintendente Laura Laganá
Turma é formada por finalistas da OBS 2024, que teve a terceira etapa realizada em julho em Brotas | Foto: Roberto Sungi Um grupo de 10 alunos do Ensino Médio integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e Administração da Escola Técnica Estadual (Etec) Vereador e Vice-Prefeito Sérgio da Fonseca, de Ibitinga, foi recebido nesta segunda-feira (16) pela diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, em São Paulo. Os estudantes, finalistas da Olimpíada Brasileira do Saber (OBS) de 2024, se destacaram entre as 25 escolas classificadas, sendo a única do Estado de São Paulo entre as três instituições públicas participantes.
Acompanhados pela diretora da Etec, Rosa Maria Ellero Zulian, pelo coordenador Jardel Belo e pelo professor Daniel de Lima Saviolli, os alunos foram elogiados por sua criatividade e capacidade de resolução de problemas. "Estou muito orgulhosa do desempenho dos nossos alunos e fiz questão de trazê-los para conhecer a Administração Central do CPS e a Capital, que muitos ainda não conheciam", afirmou a diretora da Etec. Laura Laganá também parabenizou os estudantes pelo excelente resultado na competição. "Essas habilidades são extremamente valorizadas pelo mercado de trabalho. Eles estão de parabéns", destacou.
Destaque na categoria Diário de Bordo
Entre os finalistas, os estudantes Guilherme Henrique de Freitas e Lucas Gabriel Queiroz, da terceira série do Ensino Médio Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, conquistaram o primeiro lugar na categoria Diário de Bordo. Como prêmio, ambos garantiram vagas no curso de Sistemas de Informação na Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Bauru, sem a necessidade de prestar vestibular.
"Foi uma jornada de vinte dias montando um robô, com muito aprendizado e alguns contratempos", relatou Lucas, que enfrentou a quebra do equipamento na véspera da competição. "Mas o resultado final foi incrível", completou. Guilherme também comemorou a conquista e destacou que ambos seguirão juntos na Unesp, realizando o sonho de cursar Sistemas de Informação.
Professor Revelação
Outro grande destaque da OBS foi o professor Daniel de Lima Saviolli, que recebeu o prêmio Professor Revelação. Com mais de duas décadas de experiência no mercado de tecnologia em Santos, o matemático e engenheiro decidiu mudar de vida e se dedicar à educação no interior. "Voltei a lecionar para retribuir o que a educação pública me proporcionou. Ser professor da Etec é a realização de um sonho", declarou Saviolli.
A participação da Etec de Ibitinga na Olimpíada Brasileira do Saber reforça o compromisso da instituição com a formação de excelência e o desenvolvimento de seus alunos, preparando-os para desafios acadêmicos e profissionais.
Fonte: Centro Paula Souza