25/06/2024 às 13h50min - Atualizada em 25/06/2024 às 13h50min

Usina Hidrelétrica Ibitinga fará simulado de evacuação no dia 23 de julho

Diversos profissionais especializados estarão envolvidos na operação, garantindo a execução eficiente e segura do exercício.

Portal Ternura
Usina Hidrelétrica. Foto: Davi/ Arquivo Pessoal
No próximo dia 23 de julho, a Usina Hidrelétrica Ibitinga, localizada na região de Cambaratiba, promoverá um simulado de evacuação da Zona de Autossalvamento (ZAS) como parte das ações contínuas previstas em seu Plano de Ação de Emergência (PAE). A iniciativa é direcionada à população residente nas proximidades do Rio Tietê e tem o objetivo de preparar os moradores para situações de emergência, além de testar as rotas de evacuação e o sistema de alerta por sirenes implementados este ano.
O simulado acontecerá ao longo de todo o dia e será composto por quatro eventos coordenados pela Geometrisa, AES Brasil e Defesa Civil de Ibitinga. Diversos profissionais especializados estarão envolvidos na operação, garantindo a execução eficiente e segura do exercício.
A Prefeitura de Ibitinga ressalta que não há motivos para pânico. Este simulado, assim como outras ações previstas no PAE, visa cumprir a legislação e disseminar na comunidade uma cultura de segurança e prevenção.
O diretor da Defesa Civil de Ibitinga, Everton Farias, enfatiza a importância da participação da comunidade. "Embora a participação no simulado seja voluntária, é essencial que todos estejam familiarizados com os sinais das sirenes, as rotas de evacuação e os pontos de encontro, para promover uma cultura de segurança contínua," destaca Farias.
Ele ainda acrescenta que a usina permanece estável e segura, e que a realização periódica dos simulados de evacuação tem como objetivo garantir o correto funcionamento das sirenes, conforme determina a legislação vigente. "No dia 23 de julho, sob o comando unificado da Geometrisa, AES Brasil e Defesa Civil, as sirenes serão acionadas, emitindo alertas para a população residente nas proximidades do Rio Tietê, que deverá seguir as rotas de evacuação em direção aos pontos de encontro definidos antecipadamente no PAE," orienta Everton Farias.
A participação de toda a comunidade é vital para o sucesso da operação e para a promoção de uma cultura de segurança que possa minimizar riscos em situações reais de emergência.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.