31/05/2024 às 07h33min - Atualizada em 31/05/2024 às 07h33min
CORPUS CHRISTI: Prefeitura investe pouco em propaganda e presença de turistas diminui
O maior evento religioso de toda a região teve ruas decoradas, voluntários dedicados em ornamentar as vias, mas expectativa de público foi bem abaixo do esperado.
Portal Ternura
A cidade de Ibitinga amanheceu com grande expectativas nesta quinta-feira, 30. O sol irradiante, temperaturas agradáveis, as ruas do centro enfeitadas com a tradicional passarela de bordado e enxovais para receber a 'passagem do Santíssimo Sacramento' na Procissão de Corpus Christi, e os comerciantes entusiasmados para um dia de boas vendas. Corpus Christi é a data de maior movimento turístico da cidade e consequentemente de vendas e consumo no comércio local.
Numa iniciativa de empresas, entidades, associações, demais paróquias da igreja católica do município, o trabalho de enfeitar as ruas mais uma vez foi sensacional, com decorações elegantes e traduzidas no tema da edição deste ano, que era a 'Família Cristã'. A participação de voluntários envolve empresários do ramo do bordado, decoradores, voluntários e artesãos, artesãs e membros das comunidades da igreja. Só faltou mesmo uma presença maior de turistas na cidade.
Comparado às últimas edições, o número de turistas foi praticamente a metade dos anos anteriores e a causa disso, segundo relatos de diversos comerciantes entrevistados na região central da cidade, foi a 'falta de investimento em propaganda', que em tese, é realizada pela Prefeitura Municipal, detentora do título de realizadora do evento.
O Corpus Christi é um dos eventos que fazem parte do calendário do município, e, consequentemente, detém apoio e recursos do Poder Público para sua elaboração.
Neste caso, sem incentivos e ou diálogo com o setor privado, a responsabilidade de disseminar o evento torna-se voltada para o Setor de Comunicação da Prefeitura Municipal.
Todos conhecem a lendária frase da filósofa Zoraide Franco: "A propaganda é a alma do negócio". Já Daniel Zini, publicitário há 29 anos e Head de Redação e Produção na agência Desafio em Campinas (SP), lembra de um anúncio da ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) em comemoração ao dia mundial da propaganda, que diz: "Você pode fechar um grande negócio sem uma propaganda. O seu".
O dia que amanheceu com grande expectativa em receber milhares de turistas tornou-se, para uma boa parte dos envolvidos, uma frustação.
FURTOS
Diversas ocorrências de furtos de carteiras, objetos e demais pertences a turistas que prestigiavam o evento foram registradas na Polícia Militar durante o Corpus Christi. Lojistas, expositores e artesãos da Feirinha reclamaram da falta de fiscalização por parte da Prefeitura com ambulantes de outras cidades que vieram para Ibitinga fazer concorrência desleal, além da falta de propaganda nas grandes redes de TV e Redes Sociais, que, consequentemente, gerou uma diminuição expressiva de turistas na cidade.
Um deles reclamou a reportagem: “Parece que além de abandonar a cidade, a Prefeitura abandonou também os eventos...”