08/05/2024 às 09h39min - Atualizada em 08/05/2024 às 09h39min

150 anos de Vicente Angelucci: pioneiro da imigração italiana em Ibitinga

O jovem Vicente embarcou em um navio e aportou no novo mundo, constituindo em Ibitinga numerosa descendência

Portal Ternura
Por Tony Gigliotti Bezerra

Vicente Angelucci. Foto: arquivo família
No último dia 28 de abril (2024), completaram 150 anos do aniversário natalício de Vicente Angelucci. Para relembrar a história desse nobre cidadão, que viveu na cidade de Ibitinga e fez história, vamos narrar como tudo começou:
No dia 28 de abril de 1874, nascia o pequeno Vincenzo, como era conhecido na cidade de Chieti, na Província de Castel Frentano, Itália.
No alvorecer do século XX, fugindo da guerra e da fome, o jovem Vicente embarca em um navio e atravessa o Oceano Atlântico em uma longa viagem até o porto de Santos-SP. Buscando oportunidade de trabalho, a família humilde acaba se instalando na zona rural de um pequeno vilarejo, no recém-criado município de Ibitinga, interior de São Paulo.
Uma vida dura de trabalho árduo na lavoura vivia Vicente e sua família no interior de São Paulo. Na vida adulta, ele se casou com Júlia Abiotina e teve filhos Afonso, Deolinda, Veríssimo, Floripa, Adelfo, Domingos, Regina e Umbelina. Depois vieram os netos, bisnetos e tataranetos (meninas também).
Conhecido pela austeridade com que conduzia seus negócios, Vicente atingiu a longevidade, partindo em 3 de fevereiro de 1969, aos 94 anos, de causas naturais. Cumpriu a profecia: "Morrerás velho e forte, como um feixe de trigo colhido em tempo certo." (Jó 5:26).
Deixou filhos, netos, bisnetos e tataranetos, que interagiram positivamente com outros processos de diáspora, em uma rica troca cultural, que também teve seus conflitos e dissensos. O intercâmbio resultou em uma profícua miscigenação com pessoas negras e indígenas, migrantes espanhóis, povos ciganos, entre outros. Alguns mudaram para outros lugares, mas muitos seguem encontrando em Ibitinga o solo fértil para seus sonhos e projetos, entre eles Silvio Bezerra, Talles Bezerra, Adriana Angelucci, Vilércio Angelucci, Denise Angelucci, Laércio Turco, Eliezer Turco, Luciana Angelucci, Sabrina Angelucci, Sônia Angelucci, Alziléia Angelucci.
Vicente constituiu numerosa descendência, que ajuda a fazer de Ibitinga uma cidade próspera e auspiciosa. Fica registrada aqui a nossa homenagem a Vicente Angelucci e a todas/os as/os suas/seus as/os descendentes. Ele foi um dos pioneiros da imigração italiana em nossa cidade, que marcou de maneira indelével a história de Ibitinga.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.