Acompanhar a programação diária de um padre até pode parecer uma tarefa fácil. Engana-se. Considerando os padres responsáveis pelas paróquias de Ibitinga, certamente a rotina de cada uma deles foge de tudo o que já vimos e ouvimos falar sobre a trajetória de um sacerdote.
O Portal Ternura FM acompanhou um dia na vida do Padre Anderson Cardoso. Responsável pela paróquia de São Pedro e São Cristóvão, o jovem sacerdote mostrou disposição e muita Fé, com atividades diárias que vão desde o atendimento às confissões, celebrações, bençãos, visitas e até gestão administrativa. Afinal, padre também precisa entender de construção, reforma e até promoção de eventos.
Os jornalistas Daniela Branco de Rosa e Robson de Rosa participam do Programa "Caminhos da Fé" com Padre Anderson. Foto: Portal Ternura FM 99,3
Determinado, o jovem que tornou-se padre após um encontro vocacional na cidade de Jaú, sua terra natal, há três anos teve sua formação sacerdotal e a primeira cidade já determinada a assumir foi Ibitinga, na tímda igreja da Vila Isolina, determinação dada pelo então bispo diocesano.
De lá prá cá foram mudanças, inovações e atividades que mudaram completamente o cenário tanto físico quanto espiritual da comunidade. Além de celebrações com forte presença de fiéis, o padre ainda criou e recriou pastorais, ministérios, entre outros setores e extensões da igreja que arrebanharam milhares de pessoas.
E há cerca de um ano, Padre Anderson foi convidado pela equipe da TV Século 21, importante emissora com programação 100% católica apostólica romana (fundada há 35 anos pelo jesuíta Padre Eduardo Dougherty e com apoio integral e unânime da freira irmã Luiza Joventina Tecilla), a realizar o programa "Caminhos da Fé". Com duração de uma hora, o programa é dirigido por Luciana Savelli e na direção geral Júnior Guarda, e objetiva levar os telespectadores a uma nova dimensão de evangelização e promover o resgate da mística da Igreja, revelando a cada um de seus participantes, a importância da oração, da entrega da vida às mãos do Pai e acima de tudo enxergar que, a cada dia, podemos viver a experiência do Evangelho.
Momento de Fé e Reflexão em Adoração ao Santíssimo durante o programa. Centenas de ligações em 60 minutos. Foto: Portal Ternura FM 99,3
Momento de rezar o Terço: irmã Luiza Joventina Tecilla e padre Anderson. Ela é precursora da evolução e grandeza na evangelização da programação da emissora através da Associação do Senhor Bom Jesus.
Padre Anderson com a diretora Luciana Savelli e o diretor Alessandro Santos. Momentos que antecedem o início do programa na preparação perante as câmeras faz a grande diferença para a "audiência". Foto: Portal Ternura FM 99,3
O programa “Caminhos da Fé” oferece um canal aberto via 0800 onde o telespectador tem a oportunidade de fazer os seus pedidos de orações, rezar o Santo Terço ao vivo com os sacerdote e viver uma experiência de fé, amor e esperança em Deus.
Entre os vários sacerdotes que apresentam o programa, terça-feira é o dia escolhido para Anderson ancorar o programa. E nesse dia, a correria é ainda maior. Desde o deslocamento até a cidade de Valinhos, cidade sede da emissora, bem como a preparação e a estadia no local até o final do programa, quando retorna à noite para Ibitinga, faz do sacerdote um peregrino nas inúmeras etapas de construção e evangelização junto aos fiéis.
Após o trajeto de aproximadamente 250 quilômetros, a chegada na TV Século 21 já é marcada pela amizade firmada entre os colaboradores. Padre Anderson conversa, brinca, abençoa, reza e sorri para todos.
No momento de entrada e abertura do programa, quando tele-prontos, câmeras, luzes e o terço em mãos mostra sua intimidade com o público, padre Anderson demonstra agilidade e improviso na apresentação televisiva, diferentemente de estar diante de um público dentro de uma igreja. Sinal de que as portas para a comunicação são ainda mais amplas para sua evangelização.
Certamente o jovem padre tornou-se um símbolo de fé para os telespectadores. A audiência é medida pelo número de participantes e a cada edição, impressionam tanto pela presença ao vivo quanto pelos novos sócios que ingressam na Associação do Senhor Bom Jesus, mantenedora da emissora. Naquela tarde de 20 de dezembro, mais de quarenta se inscreveram.
Veja uma das edições do programa "Caminhos da Fé" com o Padre Anderson Cardoso:
SOBRE A EMISSORA "TV SÉCULO 21" ATRAVÉS DA ASSOCIAÇÃO SENHOR BOM JESUS
A Associação do Senhor Jesus (ASJ) é uma instituição ligada à Igreja Católica Apostólica Romana, que trabalha com a formação, informação, entretenimento e a evangelização através dos meios de comunicação. Foi fundada em 1981, na cidade de Campinas/SP, pelo Pe. Eduardo Dougherty, sj, sacerdote jesuíta americano, que trouxe o movimento da Renovação Carismática Católica para o Brasil. Essa Obra é sustentada por milhares de sócios contribuintes espalhados por todo o Brasil e pelo mundo.
A ASJ é uma Obra de Deus que se tornou um grande centro de produções com a ajuda dos sócios. Para os seus trabalhos, conta hoje com a Rede Século 21 (TV) 24 horas no ar e o portal, com notícias, informações e a programação da TV; a Revista Brasil Cristão, com mais de 250 mil exemplares por mês, e a EAD Século 21, nossa Educação a Distância, com a opção de muitos cursos gratuitos.
Essas forças fazem desta Obra uma grande rede de comunicação, a Rede Século 21, uma marca que nasceu para educar e evangelizar.* E a freira irmã Luiza Joventina Tecilla foi grande colaboradora no trabalho desenvolvido pela Século 21.
Daniela Branco de Rosa, Padre Eduardo Dougherty, Irmã Luiza Joventina Tecilla e Robson de Rosa. Jantar juntos no refeitório e a certeza do pioneirismo na comunicação religiosa no país.
Acompanhe as fotos de alguns estúdios e cenários da emissora. Com uma programação diversificada de evangelizar, a TV Século 21 possui estrutura exemplar no ramo da comunicação: