29/12/2016 às 08h36min - Atualizada em 29/12/2016 às 08h36min
IPVA: Envelope falso começa a chegar via correio nas residências. Fique atento ao golpe
Vários moradores de Ibitinga já receberam o boleto falso em suas residências. O alerta é desconsiderar o documento e ficar atento ao original.
Portal Ternura
Boletos falsos de cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) estão sendo enviados pelo correio para consumidores em todo o país. Porém, como aconteceu no começo de 2016, vários moradores de Ibitinga também estão recebendo o boleto falsificado em casa.
Por isso a dúvida: será que o documento recebido é verdadeiro ou falso? O que é legítimo é o aviso de vencimento: um papel onde constam os dados do veículo e as informações do valor do imposto, mas sem um código de barras. Esta é a principal diferença para o documento falso, que possui um código de barras para as pessoas efetuarem o pagamento. A Secretaria da Fazenda do governo de São Paulo esclarece que não envia boletos do IPVA, mas sim um aviso de vencimento.
ENVELOPE FALSO: Documento chega via correios com envelope. O original não dispõe de um para envio ao contribuinte. Foto: arquivo
Caso tenha alguma dúvida, o contribuinte não deve fazer nenhum procedimento via correio, já que os documentos enviados desta forma são apenas avisos de vencimento. O ideal, nessa ocasião, é levar a placa do veículo e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) em qualquer agência bancária.