04/04/2024 às 07h31min - Atualizada em 04/04/2024 às 07h31min
'ENGAJAR PARA APRENDER' - projeto da Escola Ariovaldo promove pertencimento e protagonismo
Alunos recebem aprendizado voltado para práticas sustentáveis, através de reciclar, aplicar e *conscientizar.
Portal Ternura
Alunos participam do projeto "Engajar para Aprender", da escola Ariovaldo da Fonseca. foto: divulgação" />" />
"O conhecimento serve para encantar as pessoas e não para humilhá-las" - afirma a professora Sheila, da escola Ariovaldo da Fonseca, unidade escolar sediada no bairro Paulo de Biasi, em Ibitinga (SP).
Com essa proposta de aprendizado, Sheila e também a professora Leonice, idealizaram e concretizaram o "Engajar para Aprender". Como objetivo da ideia, foram desenvolvidos projetos para os estudantes da escola para qualificação para o mercado de trabalho. As atividades consistem em capacitar alunos para saboaria, utilizando óleo de cozinha usado e cascas de frutas. O produto final, inclusive, é distribuído aos pais ou responsáveis durante as reuniões e para a comunidade do entorno da unidade escolar.
"Os alunos aprenderam a fazer pão e foram até a casa de idosos para doar o alimento e tomar um café. Nossa próxima oficina será de reciclagem de jeans e ainda temos outras ideias para 2024 com nossos alunos" - comentou a professora Leonice.
A aprovação do projeto pelo Diretor da Escola Welton Aparecido Gonçalves, deixou bastante feliz e satisfeito o corpo docente da unidade.
Protagonismo, mão na 'massa', autonomia, pertencimento. Esses são alguns dos objetivos do Projeto Engajar para Aprender, ideia aplicada em Ibitinga, interior de São Paulo.