26/02/2024 às 10h29min - Atualizada em 26/02/2024 às 10h29min

Enquanto cidade se alastra com casos de COVID, Prefeitura não tem dinheiro para comprar testes

A população questiona, mais uma vez, sobre o que fizeram com a Saúde Pública de Ibitinga, que se encontra doente desde que a Prefeita Cristina Arantes assumiu a Prefeitura.

Portal Ternura
A falta de remédios causa indignação na população, que vem procurando a Saúde Pública de cidades vizinhas para se tratar e até mesmo para conseguir remédios, já que na cidade de Ibitinga é difícil encontrá-los. Os últimos números que o Portal Ternura teve acesso indicam que pelo menos 40 tipos de medicamentos estavam em falta na Farmácia Municipal até a última sexta-feira (23).
Na UPA e no Pronto Socorro, os pacientes que chegam se assustam com o mau estado de preservação das instalações e do prédio, que vai desde a falta de luz, ar-condicionado, cadeiras quebradas, entre outros problemas. Os médicos que atendem a população ficam indignados quando são cobrados pela própria população sobre o estado da falta de estrutura na Unidade de Pronto Atendimento,por exemplo.
Não bastasse isso, a COVID-19 está alastrada em Ibitinga, com pacientes chegando nos Postos de Saúde, no Pronto Socorro da Vila Maria e na UPA. E se o estado de saúde do paciente já não é bom devido aos sintomas da doença, fica pior quando recebe a notícia de que a Rede Pública Municipal não tem testes disponíveis para realizar nos pacientes, que retornam para casa sem a confirmação da doença.
O Portal Ternura conversou com pessoas que trabalham na Rede Pública Municipal da Saúde, sob a condição de anonimato por medo de retaliações, que informaram que a falta de testes é porque a Prefeitura, não tem dinheiro para comprar remédios e nem testes, uma vez que a mesma está em péssimas condições financeiras e sem planejamento de compra dos materiais.
MAS A FEIRA DO BORDADO JÁ É DESTAQUE
Mas o que ninguém entende é que, mesmo com a Prefeitura devendo milhões, o Secretário de Administração, Antônio Carlos Feitosa, designado Presidente da Feira (que contratou shows supostamente superfaturados na Feira do Bordado do ano passado, pagando, por exemplo, R$ 270 mil reais para o cantor Fábio Júnior, quando o próprio artista disse que seu show era de R$ 90 mil reais em entrevista a uma famosa revista), já está divulgando o evento de 2024 com “grandes atrações”. Porém, quando é questionado sobre a falta de dinheiro para aquisição de remédios e sobre ter dinheiro sobrando para contratar artistas com altos valores, Feitosa nada responde.
Outro problema na cidade é a Dengue. O SAMS não vem divulgando o número de casos de Dengue em Ibitinga porque o exame, que antes tinha o resultado divulgado em alguns minutos, agora demora um ou mais dias para sair, devido à burocracia que implantaram na Saúde Pública de Ibitinga. O paciente acaba desistindo e indo tratar em casa por conta própria.
Diante de uma Ibitinga abandonada pela atual Administração Pública, com milhares de buracos em praticamente todas as ruas e bairros e com o lixo espalhado por toda a cidade, Ibitinga em breve deve se tornar uma das cidades recordistas em casos de Dengue, cujo mosquito transmissor se prolifera em meio aos buracos com água e lixo.
Funcionários públicos alegam que é difícil encontrar os atuais Comandantes Políticos da Administração Municipal para questionar esses e outros assuntos. "Está todo mundo desaparecido...", disse um funcionário, que completou: "Uns fogem dos fornecedores que querem receber da Prefeitura e outros fogem da população que quer solução para os problemas, e se por acaso encontram um deles, a resposta é sincronizada e parece ensaiada. 'Vou ver para você e até mais...'"
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.