Luizinho Sacola foi Gestor do SAAE em 2020. Foto: Redes sociais
Marco Arantes e Prefeita Cristina Arantes.Foto: redes sociais
André Bazoni é Diretor no SAAE. foto: Redes Sociais
Frauzo Ruiz Sanches é vice prefeito e ex-gestor do SAAE. Foto: redes sociais
O SAMS JÁ TEVE CONTAS REPROVADAS E AS PRÓXIMAS DEVEM SER DA PREFEITURA
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo julgou IRREGULARES as contas do SAAE na Gestão 2020, último ano do primeiro mandato da Prefeita Cristina Arantes. A publicação aconteceu nesta semana.
A decisão não cabe mais recursos e a Gestão de Luizinho Sacola, braço direito de Marco Arantes e um dos líderes do Grupo Político Arantes, ao lado de Frauzo Ruiz Sanches, Antônio Carlos Feitosa, Fernando Inácio e André Bazoni, acaba se configurando como a pior da história de Ibitinga, pelo menos até as contas da Gestão Fauzo Ruiz Sanches serem analisadas e julgadas.
O que chama a atenção na Decisão do Tribunal de Contas são as inúmeras irregularidades encontradas, e em todos os setores e segmentos do SAAE, demostrando que a Autarquia estava completamente sem rédeas, rumo ao abismo que acabou desmoronando a partir de 2021 na Gestão Frauzo Ruiz Sanches e continuou ladeira abaixo até final de 2022.
Decisão do Tribunal
Luizinho Sacola e André Bazoni estiveram à frente do SAAE de 2017 a 2020. Luizinho Sacola saiu em 2020, quando Frauzo Ruiz Sanches assumiu e acabou por afundar ainda mais a Autarquia com a paralização do Tratamento de Esgoto, Aumento de Tarifas, Contas de valores abusivos, sem investimento na distribuição, encanamento e tratamento de esgoto, deixando a cidade sem água praticamente todas as semanas. André Bazoni, outro braço direito de Marco Arantes, continua na posição de mando até hoje e é tido como um dos responsáveis pela derrocada do SAAE.
Os desmandos e o descaso com a Autarquia, em falta de investimentos, recursos mal utilizados, informações irregulares e sem transparência, funcionários contratados em cargos de comissão em demasia, falta de projetos, entre outros é um retrato da Administração Cristina Arantes no geral, incluindo a Santa Casa e SAMS.
Não bastasse a reprovação das Contas do SAAE, o Tribunal de Contas encaminhou todas as irregularidades para a Promotoria Pública para tomar conhecimento do relatório.
A fiscalização do TC foi realizada através da Unidade Regional de Araraquara – UR-13, que elaborou um minucioso relatório das irregularidades, dando razão a REJEIÇÃO DAS CONTAS DO SAAE.
O mesmo relatório diz que o SAAE não possui recursos disponíveis para pagar suas dívidas a curto prazo e concluiu que a drástica redução dos investimentos não está coerente com as atividades a serem desenvolvidas pela Autarquia, assim como o desproporcional aumento de despesas, demostrando falta de planejamento e contrariando o artigo 60 da Lei Federal de número 4.320/1964.
Falta de recurso para pagar as dívidas
Outro destaque que chama a atenção são as Quebras de Ordem Cronológicas de Pagamentos em desacordo com a Lei.
Ordem cronológica dos fatos
No Almoxarifado da Autarquia foram relatadas diversas carências, tais como materiais de utilidade em estoque, falhas de planejamento e organização.
O TC também destaca problemas graves em realização de Licitações para contratações de serviços ferindo a Lei Federal de número 8.666/1993.
MAS PARA ONDE FORAM OS MAIS DE 20 MILHÕES QUE A PREFEITURA ENVIOU PARA O SAAE EM 2021 E 2022?
Essa é uma pergunta que toda a população questiona. Se o Tribunal de Contas esclarece a falta de investimentos na Autarquia, onde foram parar os mais de R$ 20 milhões de reais que a Prefeita Cristina Arantes enviou para o SAAE na gestão de Frauzo Ruiz Sanches?
Analistas em Gestão Pública disseram ao Portal Ternura de Notícias que o próprio TC vai esclarecer onde foi parar todo este dinheiro nas próximas Contas que estão sendo analisadas e não devem ser positivas para o Gestor Frauzo Ruiz Sanches. A partir da rejeição das Contas de 2020, Luizinho Sacola está inelegível.
ANALISTAS EM CONTAS PÚBLICAS DIZEM QUE O SAAE É UM RETRATO DA ADMINISTRAÇÃO DE CRISTINA ARANTES
O Portal Ternura de Notícias conversou com 03 Analistas em Contas Públicas, dois de Ibitinga e um de Itápolis que foram unânimes em dizer que isso é o começo de uma enxurrada de Contas Irregulares que devem ser apontadas pelo Tribunal de Contas não só no SAAE, mas no SAMS (que também já teve as Contas Rejeitadas) e na própria Prefeitura Municipal de Ibitinga. Segundo os Analistas isso vai fazer com que a população entenda a razão da Prefeitura estar 'quebrada' com mais de 20 milhões em divididas com fornecedores, prestadores de serviço e funcionários. “São mandos e desmandos sem projetos e muitas vezes por ego próprio, como é o caso do CEMITÉRIO MILIONÁRIO, onde se pagou R$ 4,3 milhões para 180 covas em menos de um alqueire, fora a infraestrutura necessária que terá que ser feito no local...” afirmou um deles.
“Essas Contas Rejeitadas pelo Tribunal traz uma série de consequências drásticas aos gestores e administradores como por exemplo, a inelegibilidade. Logo após, é comum começarem os Processos desenvolvidos pela Promotoria Pública e as consequências finais vem através da Justiça, principalmente depois que os mandatários saem do cargo e perdem o peso da caneta...” comentou outro Analista.
SAMS TAMBÉM TEVE CONTAS REJEITADAS PELO TC. A PRÓXIMA REJEIÇÃO DEVE SER DA PREFEITA CRISTINA ARANTES.
O SAMS – Serviço Autônomo Municipal da Saúde também teve suas Contas Rejeitadas pelo Tribunal de Contas que pediu inclusive a devolução de dinheiro aos cofres públicos.
A Autarquia é a responsável pela Saúde Pública de Ibitinga, que por sua vez, encontra-se 'doente e quebrada', fechando mensalmente com aproximadamente 300 mil reais de déficit.
A falta de remédios, exames, transporte a pacientes, médicos paralizando atividades por salários atrasados, além de funcionários da Saúde sem recebimento, também são retratos da Administração Atual.