25/01/2024 às 15h48min - Atualizada em 25/01/2024 às 15h48min

Comissão que investiga contas do SAAE avança. E a conta de água mais cara em fevereiro!

Reunião nesta semana levantou respostas da empresa de software da Autarquia, bem como empresa terceirizada de medição do consumo na cidade.

Portal Ternura
Comissão se reuniu nesta semana na Câmara, mesmo com o recesso parlamentar. Foto: Câmara Municipal
A Comissão de Assuntos Relevantes formada na Câmara de Vereadores de Ibitinga, objetivando investigar possíveis irregularidades nas contas de consumo de água e esgoto emitidas pelo SAAE - Serviço Autonomo Municipal de Água e Estogo de Ibitinga, reuniu-se nesta semana para análise de documentos recebidos e decisões para os avanços na construção do relatório de conclusão, que será emitido pela vereadora e relatora Daniela Branco de Rosa.
A Comissão decidiu entre os três membros: Janaína Bastos (Presidente), Daniela Branco de Rosa (relatora) e Célio Aristão (membro), convidar diversos responsáveis pelas áreas analisadas da autarquia, como diretores, gestor e outros funcionários para participar das próximas reuniões e responder a fatos transcorridos nos últimos meses, que culminaram em milhares de reclamações sobre os valores apresentados nas contas de água dos meses de setembro, outubro e novembro de 2023.
RELEMBRE AS TARIFAS DE ÁGUA E ESGOTO
O ano era 2021 e o mês de setembro, e a Prefeita Cristina Arantes e o Vice Prefeito Frauzo Ruiz Sanches convidaram os vereadores para uma reunião de 'explanação' de um projeto que segundo o convite era de 'suma importância para o município'.
Foi então realizada a *narrativa do que tratava-se a proposta, desde a instituição do Fundo Municipal de Infraestrutura e Investimentos do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto — FIISAAE, bem como um repasse de R$ 575.000,00 (quinhentos e setenta e cinco mil reais), destinados à aquisição e reparo de bombas para extração e recalque de água e/ou esgoto.
No artigo 5º, o projeto dizia: A tarifa de utilização da rede de esgoto sanitário para coleta e tratamento corresponde 66% (sessenta e seis por cento) do valor consumido de água, sendo que após 12 (doze) meses, será de 83% (oitenta e três por cento) do valor consumido de água e após 24 (vinte e quatro) meses, será de 100% (cem por cento) do valor consumido de água, contados da publicação da presente Lei.
E no parágrafo 2º deste artigo havia: Todo mês de janeiro de cada ano, deverá ser aplicado índice de recomposição de perda inflacionária ao valor da tarifa de água e esgoto, com base no acumulado dos últimos 12 (doze) meses do índice de Preço ao Consumidor Amplo - IPCA-IBGE ou outro índice que o substitua.
Dias depois, o Projeto de Lei foi apresentado e aprovado, sendo sancionada a lei. O recurso de mais de meio milhão de reais foi enviado, a elevação das taxas previstas para 2022 e 2023 e finalmente o aumento pela inflação todo o ano no mês de janeiro, também estabelecido.
TAXA DE ÁGUA X TAXA DE ESGOTO = ENCHENTE DE RECLAMAÇÕES
Em setembro do ano passado foi cumprida a última etapa de aumento igualando a taxa de esgoto a 100% referente a taxa de água. A partir de outubro, uma onda de reclamações começou a imperar em toda a cidade, com valores de cobranças dobrados, até triplicados nas contas do SAAE.
A partir destas reclamações e até uma reunião pública com representantes do SAAE realizada, foi então apresentado um requerimento, de autoria das vereadoras Daniela Branco de Rosa e Janaína Bastos, para a formação desta Comissão de Assuntos Relevantes, que deu início em dezembro/2023. Além da composição das duas vereadoras, o vereador Célio Aristão é membro da mesma.
ÁGUA SUBIU - NOVAMENTE
Para fevereiro, as contas do SAAE, referente ao consumo de Janeiro/2024, já estão calculadas com o aumento previsto da mencionada lei, que pelo IPCA teve 4,62% de ajuste.
Enquanto a Comissão segue com seu trabalho, o consumidor se prepara para receber a próxima conta de água e esgoto, e mais cara.
 
 
  
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.