A redação do Portal Ternura de Notícias recebeu nesta sexta-feira (29), a informação de que a insatisfação entre os médicos contratados pela Santa Casa de Ibitinga, devido ao atraso de pagamento de salários, vem sendo uma crescente na entidade.
O mesmo ocorre no Centro de Especialidades Médicas, onde o desconforto é geral entre os médicos, que reivindicam o acordado com a administração da Santa Casa, que por sua vez, administra UPA, Centro de Especialidades Médicas e Pronto Socorro da Vila Maria. Lembrando que a Santa Casa de Ibitinga é gerida pela Prefeitura Municipal, sob uma intervenção judicial.
A exemplo da suspensão das cirurgias eletivas, que permanecem há meses paralisadas devido a falta de dinheiro, o impacto causado em centenas de pacientes que aguardam na fila de espera por uma cirurgia, vem sendo reclamado há tempos (meses e anos).
Cabe lembrar que há outras situações isoladas, como aparelho de ar condicionado que não funciona corretamente na Unidade de Pronto
Atendimento (UTI), causando mal-estar entre os profissionais que ali trabalham, bem como a elevação e riscos de contaminação entre os pacientes. Fato que se arrasta há quase dois meses e que, segundo a administração foi comprado um novo aparelho, porém ainda não instalado (até o fechamento desta matéria).
Nesta semana, mais uma vez, os Médicos do Centro de Especialidades cobraram a Direção da Santa Casa pelos pagamentos atrasados e as discussões foram tensas.
MÉDICOS DO CENTRO DE ESPECIALIDADES PODEM PARALISAR ATENDIMENTO
"Infelizmente ninguém informa corretamente sobre essa situação (salários), e mesmo questionando a administração, os responsáveis
parecem *fugir das justificativas e desaparecem dos corredores da Santa Casa" - comentou um dos profissionais ao Portal Ternura de
Notícias no início desta semana.
Uma das fontes revelou ainda que a Santa Casa deu prazo para o pagamento que não foi cumprido, alegando que o dinheiro estava bloqueado pela Justiça. Porém, descobriram que não havia bloqueio. O dinheiro estava aplicado para outras finalidades que ninguém soube explicar. Portanto, o pagamento dos meses em aberto não foi cumprido e diante das cobranças houve outra tensa discussão.
Segundo ainda as informações relatadas pelos profissionais, a administração da Santa Casa disse que irá fazer o pagamento em janeiro de 2024. Os médicos desconfiaram dessa nova promessa.
Outro Profissional da Saúde que o Portal Ternura conversou chegou a dizer: “...QUE 2024 QUE AINDA NÃO CHEGOU TERMINE LOGO E FELIZ 2025”.
Diante do clima insuportável entre médicos com os atrasos de vencimentos, e querendo paralisar o atendimento do Centro de Especialidades Médicas, a Prefeita Cristina Arantes, temendo que o desgaste aumente ainda mais com a população, pediu que a Direção da Santa Casa se reunisse nesta sexta-feira (29), e tomasse uma decisão. Findada a reunião, os profissionais foram infomados que o pagamento será dia 05 de janeiro. Caso isso não ocorra, os médicos possivelmente paralisarão os serviços.
É de conhecimento da população que os médicos que atuam na Santa Casa, UPA, Pronto Socorro da vila Maria e agora do Centro de Especialidades Médicas, trabalham com atrasos de recebíveis e ou irregularidades de prazos há meses. Diante da situação, vários Profissionais da Saúde que atendiam em Ibitinga estão buscando outras cidades da região onde se recebe em dia. Muitos já foram para Tabatinga, Borborema, Iacanga, Bariri, Araraquara, São Paulo, entre outras.
No dia 16 de dezembro, numa postagem na sua Rede Social, a PREFEITA CRISTINA ARANTES, responsável direta pela Saúde Pública Municipal, inclusive pela SANTA CASA, Centro de Especialidades Médicas, UPA e Pronto Socorro da Vila Maria, no mínimo faltou com a verdade, quando disse: “ Não faço vitimismo, falo a verdade”, e continua: “Soube que os médicos pararam de trabalhar na UPA E PRONTO SOCORRO DA VILA MARIA, pois a SANTA CASA IRIA FAZER O PAGAMENTO ONTEM, MAS NÃO O FEZ” e finaliza a frase dizendo que: “Quem administra a UPA e o Pronto Socorro da Vila Maria é a Santa Casa e NÃO A PREFEITURA”.
Vamos esclarecer as situações distorcidas da fala da Prefeita Cristina que tenta manipular a população, novamente tentando se passar de vítima:
* Os médicos estão com vencimentos atrasados e isso inclui os profissionais da Santa Casa, UPA, Centro de Especialidades Médicas, Pronto Socorro e Vila Maria.
* Ninguém faz greve porque o salário está atrasado em apenas um dia! Ainda mais esses profissionais que declinam pelo atendimento humano no setor da Saúde.
* A Santa Casa de Ibitinga está sob intervenção Judicial, onde a Prefeitura é a responsável direta pela sua Administração e, consequentemente, quem responde é a Prefeita Municipal.
Na mesma postagem, a PREFEITA CRISTINA ARANTES “concorda” com os médicos: “...sei do comprometimento dos médicos, o quão difícil é o trabalho deles...” e finaliza: ” É óbvio que todos que trabalham devam receber em dia, esse é o meu lema na Prefeitura de Ibitinga...”
Considerando que a entidade está sob intervenção judicial há 22 anos, no qual a PREFEITURA MUNICIPAL é a responsável pela SANTA CASA DE IBITINGA, agravando a situação nos últimos 3 anos, com denúncias de possíveis irregularidades em repasses, pagamento de folha de funcionários irregulares, empréstimos milionários sem o controle das aplicações e investimentos realizados com o dinheiro, bem como reformas, locações e aquisições aquém das necessidades básicas para conduzir o processo de sua desintervenção, a Santa Casa de Ibitinga perdeu diversos profissionais de outras áreas, com demissões e pedidos de exoneração, que buscaram oportunidades e salários melhores em outras cidades vizinhas.
Já não bastasse tantas coisas que fragilizaram a entidade, as contratações em massa, notoriamente de cunho político, tornaram a
Santa Casa de Ibitinga o celeiro da Prefeitura Municipal. Ou seja, supostas contratações a pedido de gentilezas eleitorais inflamaram a
folha de pagamento e oneram ainda mais a saúde financeira, que por sua vez, não oferece transparência e sequer possui atualmente um Conselho Administrativo para acompanhar a conduta da Diretoria Administrativa que lidera a entidade.
Além dos médicos, a Prefeitura de Ibitinga pagou em atrasos ou ainda sequer pagou diversos fornecedores contratados ao longo do ano que, na sua maioria, esperam há meses pelos recebimentos.
O Portal Ternura de Notícias entrou em contato com a Santa Casa, porém a atendente afirmou, na manhã desta sexta-feira, que não encontrava-se o interventor e ou diretor na entidade para esclarecimentos sobre as denúncias.