17/12/2023 às 08h24min - Atualizada em 17/12/2023 às 08h24min
GREVE: Médicos retomam atendimento após ameaças
Portal Ternura
A paralisação dos médicos plantonistas da UPA e PS DA VILA MARIA neste sábado (16), foi suspensa após os profissionais sofrerem ameaças de demissão, que segundo informações, foram realizadas pela Secretaria de Comunicação,Vanessa Pultrini, sob o comando da prefeita municipal Cristina Arantes.
O fato ocorreu no início da tarde, quando os médicos, que assumiram o plantão logo pela manhã, informaram que só realizariam atendimento emergencial aos pacientes, devido a falta de pagamento de seus salários.
A Secretária de Comunicação, que até meados de novembro foi Diretora da Santa Casa, deixou bastante claro sob as consequências do não retorno ao atendimento por parte dos profissionais,e ainda de acordo com informações de tanto os médicos, quanto os funcionários, estavam proibidos de falar com a imprensa e que se a paralisação não terminasse, as DEMISSÕES seriam imediatas.
Sem alternativa e correndo o risco de não receberem nem os salários atrasados, os médicos retomaram o atendimento.
ENTENDA O QUE ACONTECEU
Na manhã do sábado, 16, os Profissionais Saúde do Pronto Socorro da Vila Maria e da UPA, afirmaram a paralisação por falta de recebimentos de salários atrasados.
Somente casos de urgência extrema estavam sendo atendidos. Os casos mais comuns e não emergenciais foram orientados a ir embora.
Foi então, que a mãe de uma criança procurou a reportagem do Portal Ternura de Notícias, e relatou que ficou horas esperando pelo atendimento de sua filha com infecção no ouvido, porém, não foi atendida.
Segundo outros relatos de pacientes, houve tumultos, brigas, grávida desmaiando, pacientes em pânico, entre outros problemas.
Há tempos que esta REPORTAGEM vem relatando o CAOS na SAÚDE PÚBLICA DE IBITINGA.
Dentre outras situações fragilizadas que a Saúde atualmente passa, a Prefeita Cristina Arantes exigiu nesta sexta-feira (15) que uma Ambulância do SAMS fosse "emprestada" à UPA. O fato se deu pois segundo informações, praticamente todas as Ambulâncias da UPA estão quebradas e paralisadas.
Também ainda ontem (15), chegou a informação à redação do Portal Ternura que aproximadamente R$ 300 mil reais do SAMS foram bloqueados pela JUSTIÇA. E este dinheiro seria para o pagamento do décimo quarto salário dos funcionários.
Situações bastante complexas acontecem no Setor da Saúde em Ibitinga, sendo necessário investigação e a busca de uma solução para não prejudicar ainda mais a população.