28/11/2023 às 07h27min - Atualizada em 28/11/2023 às 07h27min
Moradores reclamam do lixo acumulado em diversos bairros de Ibitinga; escorpiões aterrorizam
Lixo, mato alto e um cronograma de limpeza complicado para a Prefeitura de Ibitinga.
Portal Ternura
Lixo como móveis inservíveis, galhos, madeiras, entre outros tem sido um cenário comum pelas ruas de Ibitinga. Foto: Portal Ternura
A quantidade de lixo acumulado em centenas de ruas pela cidade de Ibitinga impressiona. O período, embora não seja ainda de intensas chuvas, demonstra a fragilidade dos serviços públicos oferecidos pela Prefeitura Municipal.
Já não bastasse intensas reclamações sobre faturas de água com valores questionáveis, a má qualidade do abastecimento feito pelo SAAE no município; de obras inacabadas que já cultivam mato muito antes de *reinaugurar, há também a quantidade de escorpiões que amedronta os munícipes e torna o ambiente nocivo às crianças e idosos em vários cantos da cidade. A exemplo, os moradores do entorno do Cemitério Municipal tem vivido noites e dias de terror com a quantidade de peçonhentos encontrados dentro das casas, muros, calçadas, etc.
Segundo informações do Setor de Almoxarifado da Prefeitura, a demanda é enorme e há um cronograma de visitas por bairro, o que dificulta e traz uma longa espera por parte dos munícipes que solicitam os serviços de retirada do lixo, uma vez que galhos, restos de poda de árvores, móveis inservíveis, entre outros, são retirados pelas equipes de serviços.
ESCORPÍÕES
Visitar o Cemitério Municipal tem sido ultimamente, só para corajosos. Afinal, mesmo durante o dia, a quantidade de escorpiões que existem lá deixa qualquer pessoa de cabelo em pé e em alerta.
No entorno do local, bairros populosos e a presença de Postinho de Saúde, Escolinha Municipal (creche), residencial Ibitinga 3 (com predinhos), sem contar a quantidade de pedestres que circulam pelo entorno do Cemitério, ultilizando das calçadas que também são pontos de intensa presença dos escorpiões.
Há a premissa de que escorpiões não podem ser eliminados com veneno, e apenas: tampar ralos com tela, fechar as frestas embaixo das portas à noite, não acumular lixo no quintal, denunciar vizinhos que tenham lixo / entulho acumulado, entre outras situações.