21/11/2023 às 06h33min - Atualizada em 21/11/2023 às 06h33min

Novembro Azul: preciso fazer o exame de toque retal?

Portal Ternura
Um dos principais tabus em relação ao câncer de próstata é o exame de toque retal que consiste na palpação do revestimento do reto e dos órgãos circundantes como a próstata para identificar alguma anomalia. Apesar de ser comum, o doutor Abrãao Dornellas explica que atualmente o exame é um assunto controverso entre os órgãos de saúde:
“Os programas de com toque retal IPSA já foram indicados por um longo período e agora são assunto controverso algumas sociedades recomendam a realização dos exames de rastreamento enquanto outras sociedades em especial da saúde, Instituto Nacional de Câncer não recomenda a realização de exames de rotina com essa finalidade. Recomendando somente a investigação em casos de sintomas. Isso é um tema controverso. O importante é sempre autoconsciência corporal, entendimento de sinais e sintomas que podem estar presentes pra evitar diagnósticos tardios. É claro que a escolha do tratamento passa por uma consulta médica, por uma discussão com o seu médico oncologista pra do melhor esquema de tratamento” – afirma o profissional.
Neste novembro azul, não deixe de se cuidar! O exame de toque retal é indicado para homens acima de 50 anos. Além disso, é importante adotar práticas saudáveis diariamente e evitar bebidas alcóolicas e cigarro para diminuir o risco de várias doenças, inclusive o câncer.  Em caso de qualquer suspeita, procure um médico.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.