29/09/2023 às 14h54min - Atualizada em 29/09/2023 às 14h54min

Escola Ariovaldo: com a robótica em alta, sensor e satélite foram construídos por alunos e professor

Direção e professores buscam acolher e contagiar os alunos com ideias e inovações nas atividades para amplificar conhecimento e aguçar a criatividade.

Portal Ternura
Alunos e Professores num grande desafio pela robótica: a construção de um satélite.
A Escola Professor Doutor Ariovaldo da Fonseca, sediada no bairro Paulo de Biasi, em Ibitinga (SP), sob a direção de Welton Aparecido Gonçalves, se destaca desde 2022 numa importante ideia, que consistiu na construção de um sensor, através de um projeto de inclusão para um aluno surdo/mudo que frequenta a escola.
A aluna Lívia Maria da 1ª série do Ensino Médio, em conjunto com o Professor de física Cláudio Aravechia, construiu o equipamento (sensor) que acende luzes coloridas, sinalizando com a luz vermelha: o intervalo das aulas, a luz azul: a troca de aula e a cor verde sinaliza a conclusão das aulas, ou seja, a *saída. O grande objetivo foi a inclusão do aluno com deficiência auditiva.

Vídeo apresenta a função do sensor que avisa, através de luzes coloridas, a temática de aulas para aluno com deficiência auditiva.
"O projeto foi apresentado na Feira de Ciências em São Paulo no Pacaembu em 2022 e foi um sucesso. Nos orgulhamos muito de nossos alunos e o quanto é transformador a vida de cada um com ações participativas" - comenta o diretor Welton, emocionado com o trabalho.
E conclui: "a dedicação do nosso professor Cláudio Aravechia também fez e faz a grande diferença. Estamos com um efetivo de educadores comprometidos com a qualidade de ensino ao aluno."
A experiência para aluna e professor que representaram a escola na Feira de Ciências do ano passado foi um momento ímpar para todos, que colhe frutos com novas idéias em 2023.
2023 -  MAIS PROJETOS E MAIS IDEIAS 
Neste ano, o professor Cláudio mais uma vez motivou alunos da escola a ousar na criatividade e na robótica. E da classe do 9° ano do Ensino Fundamental, com idades entre 13 e 14 anos, mais um grande desafio: construir um satélite! O equipamento já foi minuciosamente trabalhado e será lançado nas próximas semanas, numa altura de aproximadamente 2 quilômetros.
E o Portal Ternura de Notícias vai acompanhar esse momento, que certamente fará os alunos vibrarem com o equipamento.
 

Satélite construído pelos alunos e professor será lançado em breve. foto: divulgação.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.