11/08/2023 às 13h15min - Atualizada em 11/08/2023 às 13h15min

Conheça a Utility, a Empresa que ainda não pagou funcionários da Feira

Empresa presta serviços diretos à Prefeitura de Ibitinga (SP). Entenda algumas contratações.

Portal Ternura
UTILITY ESTÁ SEDIADA NUMA CASA DE FAMÍLA EM ITÁPOLIS, NÃO TEM FUNCIONÁRIOS, MAS “EXERCE” MAIS DE 30 ATIVIDADES
A UTILITY TEM LIGAÇÕES COM “VÁRIAS EMPRESAS” DE UM MESMO GRUPO QUE ATUAM EM IBITINGA
DENÚNCIA: A LIGAÇÃO ENTRE AS “EMPRESAS DE PITANGUEIRAS” CONTRATADAS PELA PREFEITURA E PELO SAAE
ESSAS EMPRESAS PODEM SER O CAMINHO DA DERROCADA DO SAAE
CONHEÇA TAMBÉM A RELAÇÃO DE AMIZADES NA REDE SOCIAL ENTRE FEITOSA, LEO FEITOSA E A FAMÍLIA ARANTES
QUEM É ALESSANDRO, DO GRUPO JB COMPANY E FERNANDA BONFONTE
ENTENDA A RELAÇÃO PRÓXIMA ENTRE A ADMINISTRAÇÃO ATUAL DE IBITINGA E AS EMPRESAS DE PITANGUEIRAS

Em vermelho, Jéssica Medeiros, suporta proprietária da empresa Utility
Nesta semana o assunto mais comentado foi sobre a Empresa Utility, contratada para fazer a faxina e a limpeza da Feira do Bordado 2023 e que até o fechamento desta edição não pagou os funcionários contratados que trabalharam 10 dias no evento.
A reportagem exclusiva do Portal Ternura de Notícias e do Programa Boca no Trombone investigou a fundo o assunto e descobriu um emaranhado de licitações e contratações de várias Empresas que se entrelaçam entre si, seja pelos Pais, filhos, parentes e amigos próximos. São várias empresas (CNPJs) pertencentes a pessoas da mesma família, que foram contratados na modalidade dispensa de licitação com a prefeitura e seria adequada uma investigação do Ministério Público e do Tribunal de Contas.  
Pitangueiras é um município localizado próximo a Ribeirão Preto com população estimada em 40 mil habitantes, e ao que parece, com “dezenas e dezenas de empresas” especializada em prestação de serviços a prefeituras, inclusive e principalmente a de Ibitinga. 
Nesta Reportagem o leitor vai entender como funciona o suposto esquema que vem funcionando dentro da Administração Municipal de Ibitinga desde, pelo menos, 2019 até os dias atuais (2023), que chamou a atenção do nosso departamento jornalístico investigativo. A princípio válido ressaltar que esse veículo de comunicação recebeu denúncias de cidadãos ibitinguenses sobre o NÃO pagamento de funcionários contratados por uma empresa terceirizada para realizar a limpeza da Feira do Bordado, empresa cujo nome é Utility. 
A Empresa Utility inclusive faz jus ao nome, já que se considerado a quantidade de atividades constante no registro cadastral ela tem uma utilidade imensa, já que dentre suas atividades econômicas estão o comércio de café, açúcar, água, frutas, fabricação de vestuário, cultivo de flores ornamentais, paisagismo, atividades de investigação particular, instalação e manutenção de ar condicionado, imunização e controle de pragas, entre outros...


Entretanto, essa situação não é atual, ou seja, não se deu início durante a Feira do Bordado de Ibitinga, ela remonta o ano de 2019 no SAAE, quando os rompimentos de tubulações e queimas de bombas aconteciam praticamente todas as semanas. A história, coincidentemente ou não, marca o início da das dificuldades financeiras do Saae, situação que se estende até os dias atuais e ao que parece se ramifica por outros setores da Administração Municipal de Ibitinga.
Abaixo breve relato sobre o conceito de licitação e pormenores da situação aqui relatada envolvendo vários setores da administração pública. 
OS SUPOSTOS CRIME EM DISPENSA DE LICITAÇAO PELOS “SERVIÇOS” PRESTADOS AO SAAE
Licitação nada mais é que o conjunto de procedimentos administrativos para as compras de objetos ou contratação de serviço pelo governo Federal, Estadual ou Municipal, ou seja todos as esferas governamentais.
Desta forma, a administração deve comprar e contratar serviços seguindo regras de lei. Em outras palavras licitação é um processo formal onde há a competição entre os interessados em oferecer produtos e serviços à Administração, devendo essa comprar/contratar o serviço/objeto de melhor custo-benefício.
A licitação evita o beneficiamento de determinadas empresas e prestadores de serviço ligados a algum agente político, o que pode causar prejuízos aos cofres públicos. 
No entanto muitas vezes são utilizados artifícios para justificar contratações ilegítimas. Em outras palavras, para “mascarar” uma contratação com motivação particular/pessoal.
Esse é o caso de contratações ocorridas com dispensa de licitação, entre os anos de 2019/2020, de empresas variadas, com CNPJ diferentes, mas com familiaridade entre seus representantes.
Ocorre que, conforme o Decreto 9.412/2018, a dispensa de licitação na época era permitida para prestação de serviços e compras até o valor de 17.600,00 (dezessete mil e seiscentos reais) e obras e serviços de engenharia até R$33.000,00 (trinta e três mil reais). No entanto, o valor auferido através das diversas empresas pertencentes a mesma família excede valor permitido em Lei.
Através de informações obtidas em razão de sua prestação de serviço jornalístico a comunidade, esse meio de comunicação recebeu denúncia e averiguou contratações durante diversos meses entre 2019/2020 de empresas com CNPJ diferentes, mas pertencentes à mesma família, a família Blanco Leandro, residentes em Pitangueiras/SP.
Entre os beneficiados estão: Idelma Leandro Botini ME, Braian Willian Ribeiro Blanco e Jéssica Damaceno Blanco Leandro. Respectivamente, mãe, filho e esposa de Alessandro Blanco Leandro, o possível responsável pela criação dos CNPJ e que ao que tudo indica tem ligação direta com Jéssica Medeiros da EMPRESA UTILITY COMERCIO E FORNECIMENTOS DE SERVIÇOS, CNPJ 42.286.642/0001-49, locada em Itápolis, na Avenida Jácomo Brunaldi, 171.

Empresa Utility, situada na Avenida Jacomo Brunaldi, 171 – Residencial Village em Itápolis
QUEM É FERNANDA BONFONTE, QUE RESPONDE PROCESSOS POR SUPOSTO DESVIO DE DINHEIRO NA PREFEITURA E SANTA CASA DE ITÁPOLIS
A EMPRESA UTILITY, conforme denúncia dos funcionários contratados que não receberam até o momento pelo serviço de limpeza na Feira do Bordado 2023, fica localizado dentro de uma casa residencial de propriedade de FERNANDA BONFANTE, que já foi Interventora da Santa Casa de Itápolis e já foi ouvida em diversas investigações, inclusive pela Policia Federal em investigações que apuram a ocorrência de “supostas rachadinhas. ” 
Em Itápolis, a população local tem amplo conhecimento sobre um suposto “relacionamento ou amizade muito próxima” entre Fernanda Bonfante e Alessandro Blanco (Suposto Responsável pelas Empresas), que demonstra através de suas redes sociais ter ligação com JÉSSICA MEDEIROS (A REPONSÁVEL PELA EMPRESA CONTRATADA PARA LIMPEZA DA FEIRA DO BORDADO E INADIMPLENTE PERANTE TERCEIROS CONTRATADOS POR ELA PARA REALIZAÇÃO DESSE SERVIÇO). 

Proprietária da residência onde se localiza a Empresa Utility
A Empresa Utility, de propriedade de Jéssica Medeiros, além de estar localizada numa casa residencial onde residem os pais de Bonfante e não tem sequer um funcionário. E como já dito, a Empresa ainda exerce dezenas de atividades econômicas que assustam qualquer empresário. Suas atividades vão desde Poda de Árvores, Construção de Edifício, Comércio de Bebidas, Comércio de Açúcar, Roupas a Montagem de Sistema de Iluminação, entre dezenas de outras. 

Contrato firmado entre prefeitura de Ibitinga e Empresa Utility publicado no diário oficial.

Empresa sem nenhum funcionário e que supostamente realiza desde “Construção de edifícios”; “Comércio de açúcar” “Confecção de roupas”; “Investigação particular”;entre outras 30 atividades. O que chama a atenção são as dezenas de atividades econômicas da Empresa não possui nenhum funcionário.
 
CONHEÇA ALESSANDRO DA J.B COMPANNY E SEUS AMIGOS NA REDE SOCIAL: FEITOSA, LEO FEITOSA, THIAGO BRUNO E MARCO ARANTES E RODRIGO ARANTES

Facebook de Alessandro Blanco e Jéssica Medeiros. 

Na rede social Facebook, é fácil ligar as referidas pessoas e constatar que todas, supostamente, fazem parte do Grupo JB Company, que tem a frente ALESSANDO BIANCO. 

Segundo os funcionários contratados, Jéssica Medeiros disse aos mesmos, que a sua Empresa, a UTILITY era estabelecida na cidade de Pitangueiras, porém ela mora na cidade vizinha de Sertãozinho, mas no Cadastro da Receita Federal o endereço é de Itápolis, como mostrado acima.
A relação com pessoas ligadas a Prefeitura de Ibitinga parece se estreitar ainda mais quando se busca nas redes sociais “Instagram” e "Facebook" e fica demonstrado que as pessoas aqui citadas possuem “amizade”.

Leo Feitosa, filho de Antônio Carlos Feitosa segue Alessandro Blanco (@alessandroblancooficial). Por sua vez, Alessandro também segue Leo Feitosa

Amizade – Marco Arantes e seu filho Rodrigo Kalil Arantes são amigos de Alessandro Blanco no facebook, este último, ao que tudo indica, o responsável pelo Grupo JB Company, que possui ligação com todos os CNPJs que realizaram vários serviços para o SAAE nos últimos anos.
E voltando aos anos de 2019 e 2020, abaixo restará demontrado as aparentes ligações entre Alessandro e as pessoas responsáveis pelo CNPJs contratados para realização de serviços em sua maioria sob a modalidade dispensa de licitação.
AS APARENTES LIGAÇÕES ENTRE TODOS OS ENVOLVIDOS
Prints extraídos de redes sociais comprovam ligação entre o reponsáveis pelas empresas contratadas para serviços do SAAE em 2019 e 2020. Onde quase todos indicam pertencer ao grupo JB Company. 

https://www.facebook.com/photo/?fbid=5662248007152849&set=a.414652368579132

https://www.facebook.com/photo/?fbid=7824763597565330&set=a.366999293341835
https://www.facebook.com/jessicablanco.com.br7

Nota-se que Jéssica Blanco se descrevia como sócia na empresa JB Company

A Sra. Idelma Leandro Botini, aparentemente mãe de Alessandro, também demonstra sua ligação com o demais através de postagem de foto em rede social com o filho e a existência de “amizade” com Brayan e Jéssica no Facebook. https://www.facebook.com/photo/?fbid=618974049786834&set=a.468234081527499
Admilson Zucatelli também possui ligação com a família. Através de sua rede social é possível verificar “amizade” com Jéssica Blanco, Brayan e com Luiz Fabricio Damaceno (membro da família de Jéssica Blanco). Facebook Admilson: https://m.facebook.com/admilson.zucatelli?eav=AfawHFrYx39XAAx0RPnBqoD2hYJULuGLPQs42b_RdTA0slHaQ3CgawNdbLZ6UiEwovs&paipv=0

https://www.facebook.com/admilson.zucatelli/friends

https://www.facebook.com/admilson.zucatelli/friends
Através de publicação onde demonstra saudade de Jéssica Blanco (já falecida), Admilson Zucatelli entrega sua ligação com a família:

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid022HkQPsZ6yCRKXY3zj2Ma85ZgmxPXpYei8agbUkfT6un2DK3F4LP9fbAzjW5cWCHBl&id=100000838166475&mibextid=Nif5oz

Figura demonstra de forma dinâmica a ligação entre os acima citados
A seguir imagens que comprovam a contratação de referidas empresas com a dispensa de licitação:
Agora demonstrada a relação entre os envolvidos, segue imagens extraídas do portal da transparência do SAAE que comprovam a contratação das empresas ligadas ao Grupo JB Company entre os anos de 2019 e 2020.
CONTRATOS COM SAAE DE IBITINGA NO ANO DE 2019:




 
Tabela com valores auferidos por ambas empresas através da contratação de serviços com dispensa de licitação no ano de 2019:

CONTRATOS COM SAAE DE IBITINGA NO ANO DE 2020











Tabelas com valores auferidos pelas empresas do Grupo JB através da contratação de serviços com dispensa de licitação no ano de 2020:


Conforme acima exaustivamente demonstrado, no ano de 2020, se somados os valores auferidos por todas as empresas o valor total é de R$222.025,14 (duzentos e vinte e dois mil e vinte e cinco reais e quatorze centavos), ou seja, mais de 200 mil reais; e no ano de 2019 o valor de R$ 54.731,36 (Cinquenta e quatro mil, setecentos e trinta e um reais e trinta e seis centavos), chegando a um valor de quase R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) só no SAAE em praticamente 1 ano e meio. 
O questionamento que prevalece é sobre qual a motivação dos agentes responsáveis ao favorecer referidas empresas através de um instrumento que foi criado exatamente para evitar influência de cunho particular/pessoal sobre contratação de empresas baseadas em interesses próprios, o que causaria prejuízo ao erário público.
Esse questionamento, entre diversos outros, merece ser esclarecido. 
ENQUANTO ISSO, NA VIZINHA ITÁPOLIS... 
A Empresa de Braian Willian Ribeiro Blanco foi objeto de investigação na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apuração de situações injustificadas e valores acima do previsto na construção da nova unidade de Terapia Intensiva da Associação Santa Casa de Misericórdia a Maternidade “Dona Julieta Lira”.



Essa imagem extraída dos autos da CPI comprova ainda mais a ligação de Braian, Alessandro e Idelma Botini. uma vez que o Alessandro é intimado na CPI que envolve a empresa Braian, e quem recebe a intimação no endereço de Pitangueiras em nome de Alessandro e Idelma Botini.
Mais uma vez podemos verificar a ligação entre todas as empresas envolvidas em contratações de serviços pela administração atual com o Grupo JB Company. 

LAUDO TÉCNICO ELABORADO POR ESPECIALISTA DENTRO DA CPI FICA APURADO ACRÉSCIMO ORÇAMENTÁRIO DESFAVORÁVEL PRATICADO PELA A EMPRESA BRAIAN WILLIAN RIBEIRO BLANCO.
Ou seja, em outras palavras, a empresa recebeu valor maior do que o devido se considerado os serviços prestados.
Por fim, ao que tudo indica, essa são as empresas muitas vezes contratadas para a realização de serviços dentro dessa municipalidade.
E, em quanto alguns CNPJs estão sendo comprometidos em escândalos envolvendo superfaturamento e afins, ocorre a utilização de outros para dar continuidade as contratações ocorridas nos Munícipios de Ibitinga, Itápolis, entre outros, como no caso da EMPRESA UTILITY, de titularidade de Jéssica Medeiros, “coincidentemente” ou não, moradora da cidade de Pitangueiras e com clara ligação com Alessandro e sua família. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.