14/07/2023 às 06h09min - Atualizada em 14/07/2023 às 06h09min

TDAH: Um Superpoder Disfarçado ou um Fardo Silencioso?

TDAH é um fenômeno neurológico que traz consigo características como dificuldades de atenção, hiperatividade e impulsividade.

Portal Ternura
Rubens Soares Psicólogo especialista em Neuropsicologia. Imagem: Divulgação
O dia 13 de julho é o dia  'Mundial da Conscientização do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade)'. Você sabia disso? Este é um dia essencial para discutir, aprender e desmistificar essa condição que afeta tantas pessoas ao redor do mundo, desde a infância até a vida adulta.
TDAH é um fenômeno neurológico que traz consigo características como dificuldades de atenção, hiperatividade e impulsividade. Soa familiar? Pois é, muitas pessoas lidam com isso e talvez não percebam o impacto que pode ter em suas vidas. Tanto em relação a desafios no trabalho ou na escola, como nas relações pessoais e, sobretudo, na autoestima.
Agora, vou lhe fazer uma pergunta: Você acha que compreende realmente o que é o TDAH e o que isso significa para quem o possui? Infelizmente, muitos ainda veem esse transtorno como um mero desvio comportamental, um excesso de energia ou falta de disciplina. Mas, na verdade, é muito mais do que isso.
O TDAH é uma condição que tem suas raízes na biologia e na genética, e não em falhas de caráter ou criação. Apesar de seus desafios, muitas pessoas com TDAH são incrivelmente criativas, inovadoras e dotadas de um pensamento rápido que pode ser uma verdadeira vantagem quando canalizado corretamente.
Entender a natureza do TDAH e as maneiras pelas quais ele pode impactar a vida de uma pessoa é o primeiro passo para apoiar efetivamente aqueles que vivem com essa condição. E, acredite, o apoio adequado pode fazer uma enorme diferença.
A Terapia Cognitivo-Comportamental, na qual sou especializado, é um recurso valioso neste contexto. Esse tipo de terapia ajuda as pessoas com TDAH a desenvolverem estratégias para lidar com a impulsividade, a desatenção e a hiperatividade, melhorando a capacidade de se concentrar, de se organizar e de completar tarefas. Além disso, pode auxiliar na melhoria da autoestima e das relações interpessoais, aspectos frequentemente afetados por este transtorno.
Hoje, neste Dia Mundial da Conscientização do TDAH, convido você a aprender mais sobre essa condição e a mostrar empatia e compreensão para aqueles que convivem com ela. Vamos abraçar a diversidade de nossas mentes e apoiar um ao outro na busca pela melhor qualidade de vida e bem-estar mental.
Lembre-se: cada um de nós tem seu próprio conjunto de desafios e potenciais, o que nos torna únicos e especiais. No final das contas, é a forma como navegamos por essas águas, e o apoio que oferecemos aos outros em suas próprias jornadas, que realmente importa.
Então, hoje e sempre, mantenhamos nossos corações e mentes abertos. Isso, acredite, faz toda a diferença.
Rubens Soares
Psicólogo especialista em Neuropsicologia
Center Clínica - Borborema-SP
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.