28/06/2023 às 08h03min - Atualizada em 28/06/2023 às 08h03min

Crise na Santa Casa de Ibitinga só aumenta

Funcionários estão sem receber subsídios e médicos reclamam de pagamentos atrasados.

Portal Ternura
Crise na Santa Casa de Ibitinga só aumenta. Foto: Divulgação
Depois das denúncias feitas pelo PORTAL TERNURA DE NOTÍCIAS e  Programa BOCA NO TROMBONE, mostrando o suposto rombo da Santa Casa de Ibitinga (SP) com milhões em dívidas junto a credores;  dezenas de funcionários que foram contratados apenas para CABIDES DE EMPREGO, uma vez que todos os cargos comissionados já estão tomados na Prefeitura e, mesmo assim, a Administração Municipal continua aumentando essas funções com Projetos de Lei enviados à Câmara; depois da destituição do Conselho de Administração e tudo o que envolve a mais importante Entidade da cidade, a Santa Casa, que merecia ser tratada com respeito, mas virou método de politicagem pela Atual Administração, comandada pela Gestora Vanessa Pultrini, Fernando Inácio, Feitosa, Marco Arantes e Maurício Biondo, novas denúncias começaram a surgir para a Central de Jornalismo do Grupo Roque de Rosa de Comunicação.
Funcionários que antes tinham - e ainda têm - medo da perseguição implacável de VANESSA PULTRINI, mas que acreditam no jornalismo sério, com credibilidade e imparcial, onde jamais uma notícia pautada fora desmentida em sua história, tanto pelo Matutino como pelo Portal Ternura, enviam denúncias todos os dias, sob a condição de manter o nome em sigilo. Isso mostra que estão perdendo o medo de falar sobre as supostas falcatruas na Santa Casa desde a primeira gestão da Prefeita Cristina Arantes.
 
VANESSA PULTRINI VIRA AS COSTAS PARA O SINSAÚDE, SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE, E NÃO SE MANIFESTA SOBRE O SUBSÍDIO DE MAIO, QUE AINDA NÃO FOI PAGO
Quinta-feira, dia 29 de junho, amanhã, o SINSAÚDE – Sindicato dos Profissionais de Saúde que atende a cidade de Ibitinga, volta para dar uma decisão final a respeito do subsídio que acontece anualmente em maio.
Na oportunidade (maio), os representantes do Sindicato e funcionários da Santa Casa se reuniram com a GESTORA VANESSA PULTRINI, entre outros da Diretoria, para decidir o aumento pleiteado para os profissionais da Saúde, que são mal remunerados em Ibitinga.
Na reunião, o SINSAUDE fez uma proposta de aumento de 12% para os funcionários. Vanessa Pultrini ouviu, disse que pensaria em uma contraproposta que seria enviada ao Sindicato nos dias seguintes, se levantou da mesa, virou as costas e saiu da reunião.
Desde o dia da reunião - em maio -, até hoje, embora cobrada diversas vezes, a gestora não fez qualquer contraproposta ou se pronunciou.
Os funcionários reclamam que isso nunca aconteceu em pelo menos 30 anos de história na Santa Casa de Ibitinga, ou seja, todo ano a Diretoria do hospital negociava o subsídio e começava a pagar imediatamente no mês seguinte.
 
SAIBA O QUE É SUBSIDIO
Subsídio consiste em modalidade de retribuição pecuniária paga a certos agentes públicos, em parcela única, sendo vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória. É previsto em Lei.
 
SINDICATO DEU PRAZO PARA VANESSA SE PRONUNCIAR SOB PENA DE AÇÕES TRABALHISTAS E ATÉ GREVE
Funcionários próximos a VANESSA na Santa Casa, também sob condição de manter seus nomes em sigilo, contaram à reportagem que depois de ser cobrada por outros profissionais sobre o pagamento do subsídio, uma vez que eles contam com esse reajuste anual, disse ”FODAM-SE OS FUNCIONÁRIOS E “ESSA PORRA DE SINDICATO! AQUI QUEM MANDA SOMOS NÓS.” Frase de Vanessa referindo-se a Feitosa, Marco Arantes e Fernando Inácio. E pelo andar da carruagem, as coisas estão acontecendo exatamente assim...
 
Marco Arantes, Fernando Inácio, Vanessa Pultrini e Feitosa. Fotos: Divulgação/Redes sociais/Câmara Municipal de Ibitinga
 
MÉDICOS DA SANTA CASA TAMBÉM RECLAMAM DO ATRASO NOS PAGAMENTOS
E as denúncias sobre a péssima situação financeira da Santa Casa de Ibitinga não param. Funcionários, enfermeiros e outros profissionais agora vêm reclamando, também nos corredores, de que seus vencimentos estão sendo pagos com atraso. Não se sabe se isso acontece com todos os médicos que fazem parte do Corpo Clínico, porém, a reclamação já foi ouvida de vários.
Antes das denúncias, o medo dos funcionários de perseguição dentro da Santa Casa, inclusive com demissão de quem reclamava sobre qualquer coisa, fez esconder da população a real situação financeira da Entidade. Como pouco se falava, pouco se sabia.
Médicos reclamam de pagamentos atrasados na Santa Casa de Ibitinga. Imagem ilustrativa. Foto: Divulgação
QUASE 20 DIAS DEPOIS DA TENTATIVA DE INVASÃO À EMISSORA, PREFEITA NÃO MOSTROU NENHUMA PROVA QUE DIZIA TER EM MÃOS NA OPORTUNIDADE
No dia 12 de junho, segunda-feira, a Prefeita Cristina Arantes, seu filho Neto Arantes, o Secretário Feitosa, entre outros, tentaram impedir que o Programa BOCA NO TROMBONE, apresentado por VALCIR AMARAL e RONALDO CAMARGO, continuasse fazendo as DENÚNICAS CONTRA A SANTA CASA. No desespero de querer interromper as denúncias a qualquer custo, estiveram na porta da emissora, dizendo ter provas nas mãos de que tudo era falácia.
Visando pela integridade física dos Jornalistas e demais funcionários, e dentro do seu direito de ser uma Empresa Privada, a Direção não autorizou o acesso de ninguém.
Na oportunidade, a Prefeita chegou a chamar a Polícia Militar (PM) e a Guarda Civil até a Emissora com ameaças de que como Autoridade ela e os seus poderiam entrar.
A Direção recebeu o Comandante da Polícia e explicou sobre a Liberdade de Imprensa, sobre a tentativa de invasão a uma empresa privada e sobre o risco de vida dos funcionários. Diante disso, o Comandante concordou e mandou todos embora para casa.
O que chama a atenção nesse fato é de que os documentos que a Prefeita dizia ter em mãos para mostrar à população e à imprensa, até hoje, quase 20 dias depois, não apareceram no Portal da Prefeitura, no Perfil da Prefeita ou em qualquer lugar. Por que será?
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.