09/12/2016 às 14h02min - Atualizada em 09/12/2016 às 14h02min

ITÁPOLIS: Câmara barra aumento nas taxas de água e esgoto

Em votação apertada, projeto é rejeitado por cinco votos contra quatro

Portal Ternura
A provável última sessão da legislatura reservou uma ordem do dia polêmica, com apreciação do projeto do Executivo que pretendia reajustar em 15,27% as taxas de água e esgoto cobradas pelo SAAEI. 
Com muitas discussões, o projeto foi rejeitado. No Plenário, a matéria recebeu quatro votos favoráveis e quatro contrários. O voto decisivo foi da presidente Edmércia Micheletti (PSB), que sacramentou a derrubada. 
Os quatro vereadores favoráveis foram Engenheiro Irani Biazotti (PRB), Alex Avansi (DEM), Vanderlei Araújo (PSDB) e Lourival Tomé (PR). Os cinco contrários foram Gustavo Oliveira (PMN), Avelino Cunha (PT), Mauro Guerra (PEN), Lé da Muleta (PEN) e Edmércia Micheletti. 
Na Tribuna
O primeiro a debater o aumento na tribuna foi Avelino Cunha. Criticou o que chamou de “falta de transparência” da autarquia e a forma como Serviço de Água e Esgoto destina os superávits financeiros que apresenta nos balanços anuais.
Mauro Guerra cobrou solução para a falta de água nos bairros e criticou a quantidade de buracos deixados após intervenções do SAAEI. O vereador citou ainda a crise econômica e o dinheiro em caixa da autarquia. “O momento é muito difícil para se tacar mais uma vez no bolso do povo. Se uma entidade como o SAAEI tem dinheiro em caixa e não usa, para que que vai tomar mais dinheiro do povo?”  
A presidente Edmércia comparou o aumento pretendido de 15,27% com a revisão prevista aos servidores municipais em 2017 de apenas 4%. Apregoou que a população deve ser ouvida e que a opinião majoritária do povo é pela não aceitação do aumento. Criticou o atrelamento de posições favoráveis de outros vereadores em relação à distribuição de cargos na gestão futura. Mencionou ainda a falta de água constante em muitos bairros da cidade. 
Aumentos 
Nos últimos quatro anos, quatro aumentos nas taxas de água e esgoto foram autorizados. Em dezembro de 2012, foi autorizado aumento de 32% para vigência em 2013. Em 2013, foi autorizado aumento de 25% para vigência em 2014.
Veja em www.camaraitapolis.sp.gov.br o vídeo da sessão de Câmara de 08 de dezembro. 
 
Jornalismo – Câmara Municipal 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.