09/05/2023 às 13h13min - Atualizada em 09/05/2023 às 13h13min

Prefeitura de Ibitinga corta árvore frondosa na Vila Simões; moradores falam em ‘punição’ ao Bicudo

Bicudo vem cobrando promessas políticas da prefeita até agora não cumpridas de melhorias na quadra e campo da Vila Simões.

Portal Ternura
 
Prefeitura de Ibitinga corta árvore frondosa na Vila Simões; moradores falam em ‘punição’ ao Bicudo. Vìdeo: Portal Ternura
 
Moradores da Vila Simões, Rancho Alegre, Taquaral, Jardim Três Irmãos e Vila Romana, todos bairros de Ibitinga (SP), estão revoltados com a Prefeitura Municipal por arrancar uma árvore frondosa, de décadas de existência, que proporcionada sombra e ar fresca a centenas de pessoas que se juntam em frente ao campo de futebol e à quadra de esportes da Vila Simões para usufruir dos únicos espaços de lazer daquela região, principalmente aos fins de semana.
A árvore, da espécie Ficus, era antiga e enorme e foi extraída sem piedade pela Prefeitura com a justificativa de que estava encostando em um fio de energia elétrica, porém, a desculpa não condiz com os fatos.
A equipe de reportagem do Portal Ternura de Notícias procurou eletricistas que disseram que ao invés de ter praticar o crime de arrancar uma árvore saudável e que não apresentava riscos, a Prefeitura poderia passar a fiação elétrica por outro caminho, ação que seria mais fácil e menos oneroso ao município, além de preservar o meio ambiente.
Os moradores da região vêm tratando o caso como “vingança” contra o “Bicudo”, proprietário do bar em frente ao local em que a árvore estava plantada, e que utilizava o espaço para colocar mesas e acomodar clientes. Bicudo é um sério crítico à falta de estrutura e manutenção do campo de futebol e da quadra de esportes da Vila Simões, que continuam sem assistência da Prefeitura de Ibitinga, mesmo sendo promessa de campanha eleitoral.
Na Câmara Municipal, os vereadores deverão pedir à Polícia Ambiental uma análise sobre o estado da árvore. Para extrair a mesma, a Secretaria de Meio Ambiente de Ibitinga emitiu um laudo favorável à ação. Moradores, no entanto, disseram que a ordem inicial era apenas para cortar alguns falhos, porém, enquanto o serviço era feito, a ordem para extrair a árvore por inteiro chegou.
Com o corte da árvore, Bicudo perdeu grande parte da clientela que frequentava seu estabelecimento para passar momentos agradáveis. A situação é delicada.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.