06/12/2016 às 14h38min - Atualizada em 06/12/2016 às 14h38min
Sindicato Rural completa 51 anos de existência. Mais de 800 associados compõe a entidade
Conquistas e uma história que faz parte do progresso e evolução do setor rural da cidade e região
Portal Ternura
Por Yara Racy
Na última quarta-feira, dia 30 de novembro, o Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga completou cinquenta e um anos de existência. Criada em 1.965, a entidade surgiu com o propósito de unir a classe produtiva rural do município em torno do ideal de trabalhar em conjunto pelo fortalecimento do setor. Em 18 de junho de 1.987, outro passo importante foi dado com a aprovação para que o sindicato estendesse sua base territorial ao vizinho município de Tabatinga.
Mesmo em meio às dificuldades que envolveram a sua criação e a manutenção das atividades ao longo de meio século, foram inúmeras também as conquistas neste período, que possibilitaram à entidade se tornar uma importante referência não apenas para os produtores rurais dos dois municípios de sua abrangência, mas também no âmbito nacional quando, em muitos momentos, se fez presente no Congresso Nacional ou por meio de ofícios endereçados aos deputados, senadores, ministros e presidente ou mesmo pessoalmente, através de seus dirigentes e de seus associados, que em missões especiais reivindicaram soluções para questões relevantes como adequações ao Código Florestal ou suporte aos produtores durante a crise da Citricultura.
Atualmente com o expressivo número de 832 associados ativos, o Sindicato Rural desenvolve importantes ações tanto na área da prestação de serviços contábeis, veterinários, jurídicos, odontológicos e técnico agropecuário como na área de profissionalização. O Sindicato oferece, por meio da parceria com o SENAR-SP, a realização de inúmeros cursos e programas gratuitos como o de Alfabetização e de Turismo Rural, além de visitas a feiras e eventos do setor, promovidos ao longo de cada ano.
Também atua de forma enfática no planejamento do setor, como representante do Conselho Rural e da Área de Proteção Ambiental no município de Ibitinga (APA) e, ainda, apoiador da organização produtiva, sendo importante parceiro na formação das associações de produtores dos dois municípios onde atua: APROIBI e APROTABA.
Para o ex presidente, Frauzo Ruiz Sanches, que esteve na direção da entidade de 2009 até 2016, o Sindicato Rural se tornou muito conhecido pela prestação de serviços, tornando-se recomendado por escritórios de contabilidade para melhor prestação de serviço aos produtores rurais porque investiu continuamente na formação de seus profissionais e no aperfeiçoamento de seus processos. Carlos Villela, membro do Conselho Fiscal e ex-presidente no período ente 1997 e 2003, enfatizou a importância da união do setor para fortalecer sua representatividade, lembrando o trabalho voluntário de todas as diretorias que passaram ao longo destes anos, sem qualquer remuneração. A continuidade das ações das diretorias contribuiu para que a entidade se tornasse referência no Estado de São Paulo, ressaltou Villela.
Para o atual presidente, Luiz Flávio Pinheiro, é razão de orgulho para todos os associados, dirigentes, colaboradores e comunidade a celebração dos 51 anos, pois o Sindicato Rural é fruto da iniciativa de pessoas que, já no passado, tinham ampla visão da sua importância para o desenvolvimento de Ibitinga e Tabatinga. Com ele, os produtores rurais tiveram apoio para melhor administrar suas propriedades, desenvolver novas iniciativas e conhecer as conquistas científicas para aplicar na agricultura ou pecuária. Para Luiz Flávio, estão todos de parabéns.