08/03/2023 às 14h57min - Atualizada em 08/03/2023 às 14h57min

CETESB aponta que baixa quantidade de oxigênio na água causou alta mortandade de peixes em Ibitinga

Companhia enviou nota técnica à Câmara de Ibitinga após pedido da vereadora Daniela Branco para que a situação fosse avaliada.

Portal Ternura
CETESB aponta que baixa quantidade de oxigênio na água causou alta mortandade de peixes em Ibitinga. Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
 
A Companhia Estadual do Estado de São Paulo (CETESB) emitiu uma nota técnica apontando que a alta na mortandade de peixes no Rio Jacaré-Guaçu, em Ibitinga (SP), está atrelada à baixa quantidade de oxigênio na água.
De acordo com o órgão, as chuvas que atingiram o município entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023 fizeram com que o nível do Jacaré-Guaçu aumentasse em mais de 2 metros de altura e que parte da matéria orgânica que ficava às margens do rio fosse para o interior.
Segundo a nota técnica, no dia 06 de janeiro foi realizada uma medição na ponte localizada na Estrada Municipal IBG-354 que constatou que o valor de Oxigênio Dissolvido (OD) estava inferior a 0,37 mg/L.
Conforme dados divulgados pela CETESB, o valor mínimo de OD para a preservação da vida aquática é de 5,0 mg/L, podendo variar de acordo com as espécies que habitam o local.
Quando o valor de OD está abaixo de 2,0 mg/L, como no caso avaliado pela companhia em Ibitinga, considera-se a condição de hipoxia, quando não chega oxigênio suficiente às células de um corpo. A situação é considerada perigosa para o desenvolvimento da vida aquática.
Valor de Oxigênio Dissolvido (OD) estava inferior a 0,37 mg/L. Foto: Divulgação/CETESB
 
Denúncias de moradores
Moradores de Ibitinga chegaram a enviar vídeos ao Portal Ternura e ao Cafezinho Amargo denunciando a alta na mortandade de peixes no Rio Jacaré-Guaçu no começo de janeiro deste ano.
Munida das informações, a vereadora Daniela Branco de Rosa procurou pela CETESB, que apontou que as mortes foram causadas por fenômenos naturais e que “não foi identificada doente de poluição específica que pudesse alterar a qualidade do referido corpo de água.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.