03/03/2023 às 13h39min - Atualizada em 03/03/2023 às 13h39min

Conheça o ‘Bioma na Escola’, projeto pioneiro do Colégio FLAPI e da Escola Caracol em Ibitinga

​​​​​​​Projeto mistura neuroarquitetura, neurociência e meio ambiente com a intenção de aproximar alunos e natureza mesmo dentro da unidade escolar.

Portal Ternura
Conheça o ‘Bioma na Escola’, projeto pioneiro do Colégio FLAPI e da Escola Caracol em Ibitinga. Vídeo: Portal Ternura
A equipe de reportagem do Portal Ternura esteve na Escola Caracol, no Jardim Canaã, em Ibitinga (SP), para mostrar o “Bioma na Escola”, projeto de educação ambiental pioneiro na cidade que trabalhou com conceitos ligados à neuroarquitetura, à neurociência e ao meio ambiente.
A diretora da unidade, Daniela dos Santos Campos explicou que a escola já vem introduzindo projetos ligados à sustentabilidade a fim de reafirmar o compromisso com a natureza. Para isso, 100% da energia utilizada no prédio é solar e os alunos contam com uma horta e atividades ligados ao meio ambiente.
Querendo trazer mais do lado externo ao lado interno, a escola enxergou no projeto uma maneira de oferecer aos alunos uma “obra de arte interativa”. Os dois principais corredores deram espaço a artes alusivas ao Rio Jacaré-Guaçú e ao Rio Jacaré Pepira, dois importantes mananciais que passam por Ibitinga.
Idealização e implementação do projeto
Os arquitetos responsáveis pela elaboração do projeto foram João Vitor Campos e Bruna Carneiro L. Simões. João explicou que o “Bioma na Escola” consegue transformar a arquitetura em aprendizado, uma vez que funciona como uma grande aula de biologia e ecologia.
“De um lado, a gente tem o Rio Jacaré Pepira e do outro o Rio Jacaré-Guaçu. Nas portas das salas, temos os animais que moram no entorno desses rios, de forma que cada sala tem um animalzinho ‘guardião’ para que as crianças tenham essa aproximação com a natureza”, elucidou o arquiteto.
Bruna complementou apontando que diversos conceitos de neuroarquitetura e neurociência foram utilizados durante os processos de criação e implementação do projeto, apontando que isso contribui diretamente para o desenvolvimento das crianças.
“Estudando sobre esses temas, a gente percebe que é muito importante e auxilia na retenção de conhecimentos novos, principalmente nessa idade [dos alunos]”, pontuou a arquiteta.
E foi o artista plástico Eliseu Charamitara Jr. quem deu vida ao projeto. De acordo com ele, foram dias de trabalho até que tudo ficasse pronto, mas o serviço foi muito imersivo, prazeroso e satisfatório.
Ele procurou fazer com que as formas e cores se assemelhassem o máximo possível à natureza. Dessa maneira, as crianças podem aprender sobre proteção e preservação do meio ambiente de forma lúdica.
Homenagem a Ibitinga
Além de toda a questão ligada à natureza, a Diretora Daniela explicou que o projeto também é uma maneira de homenagear Ibitinga, isso porque Eliseu e João são ibitinguenses; o arquiteto, inclusive, é ex-aluno do Colégio FLAPI. O Bioma na Escola também se inspirou no Pantaninho da cidade.
E o melhor de tudo é que o projeto está aberto para visitações. Para ter mais informações, entre em contato pelo número (16) 3352-2772. A Escola Caracol está localizada na Rua Primavera, nº 361 - Jd. Canaã.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.