23/01/2023 às 08h15min - Atualizada em 23/01/2023 às 08h15min

Guardas civis municipais de Ibitinga são agredidos na SP-304 após perseguição de veículo

Motorista desceu do carro e jogou uma bateria em direção à viatura da GCM, o que causou danos materiais. Logo em seguida, partiu para cima dos guardas e os agrediu com um guidão de moto; um deles teve ferimentos de natureza grave. Homem foi preso.

Portal Ternura
Um homem de 18 anos foi preso em flagrante na manhã deste domingo (22) após agredir dois guardas civis municipais na Rodovia Deputado Leônidas Pacheco Ferreira (SP-304), em Ibitinga (SP).
Consta no boletim da Polícia Civil que o homem conduzia um veículo Gol e, ao passar próximo à base da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ibitinga, jogou o carro contra uma viatura que estava estacionada na rua.
Dois guardas presenciaram a situação e decidiram fazer o acompanhamento do carro. A equipe deu ordem de parada com a sirene e o highlight, porém o condutor recusou-se a parar e foi em sentido à SP-304. Durante a perseguição, os GCMs acionaram outra viatura e a Polícia Militar (PM)
Em determinado momento, o homem parou o carro no acostamento. Quando a GCM passou ao lado, no entanto, o motorista jogou o Gol em cima da viatura, causando uma colisão lateral e os dois veículos ficaram parados na faixa de rolamento, em contramão de sentido.
Os ocupantes do carro desceram do veículo e partiram para cima dos guardas civis. O condutor pegou uma bateria automotiva e jogou em direção à viatura, danificando o vidro da porta esquerda traseira.
Logo em seguida, o homem pegou o guidão de uma moto e desferiu dois golpes em um dos guardas, causando ferimentos e sangramento na região da nuca. O GCM chegou a ficar desorientado.
O outro guarda, ao ver a situação, tentou socorrer o colega de trabalho, mas acabou sendo atingido por um golpe de guidão na cabeça. Outra viatura da GCM chegou ao local e estacionou um pouco abaixo do local em que os dois veículos estavam parados.
Um caminhoneiro que estava passando pelo local, em direção ao acidente, não conseguiu parar a tempo e precisou jogar o caminhão para o acostamento, momento em que colidiu na segunda viatura da GCM, danificando a traseira do veículo.
A situação foi contida pelos GCMs até que a Polícia Militar Rodoviária chegasse ao local. Os policiais solicitaram para que o condutor do veículo Gol fizesse o teste do etilômetro, o qual apontou 0,19 mg/L de álcool por ar alveolar.
O homem confessou que havia ingerido bebida alcóolica e arremessou a bateria em direção à viatura da GCM, além de ter agredido os guardas. A irmã dele, que também estava no carro, tentou assumir que estava dirigindo o veículo, mas o indivíduo a desmentiu e afirmou que o condutor era ele, mesmo não tendo habilitação.
Diante da situação, o homem recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido à Delegacia de Polícia de Ibitinga. A autoridade de plantão ratificou a ordem e o indiciado foi encaminhado à Cadeia Pública de Santa Ernestina (SP).
A irmã dele foi ouvida e liberada, assim como o adolescente que também estava no carro, que foi entregue à genitora mediante assinatura de termo de responsabilidade. O guidão utilizado para agredir os guardas e o veículo Gol foram apreendidos.
Consta no boletim, ainda, que o guarda civil que tentou ajudar o colega agredido, e acabou sendo agredido também, estava reclamando de dores de cabeça. A outra vítima foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde passou por sutura na região da cabeça e permaneceu em observação.
Enquanto o boletim era elaborado, o GCM recebeu alta e compareceu à delegacia para prestar declarações. Segundo o exame de corpo de delito, ele teve ferimentos de natureza grave.
A pista foi sinalizada para o serviço da Polícia Científica de Araraquara (SP) e o caso segue sob investigação da Polícia Civil.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.