06/01/2023 às 07h39min - Atualizada em 06/01/2023 às 07h39min

Cavalo é salvo de afogamento na cheia do Rio Mogi Guaçu em Barrinha

Animal ficou preso nesta quinta-feira (5) no arame farpado da cerca submersa de um pasto. Nível do rio no local do resgate alcançou 1,80 metro de profundidade.

Portal Ternura
Um cavalo foi salvo de um afogamento no Rio Mogi Guaçu nesta quinta-feira (5) em Barrinha (SP). Segundo a Defesa Civil, ele ficou preso em um arame submerso pela cheia do rio e por pouco não morreu.
A solicitação de ajuda foi feita por moradores que enviaram um vídeo mostrando o animal em apuros. Nas imagens é possível ver o cavalo se debatendo para sair da água, mas sem sucesso porque ele estava enroscado no arame farpado da cerca de um pasto.
O coordenador da Defesa Civil de Barrinha, Leandro Mendes, ajudou no resgate e disse que o animal estava quase embaixo d’água.
“Ele estava se debatendo para tentar sair. Quando cheguei lá, faltava pouco para o animal ficar submerso. Não pensei duas vezes e entrei na água com um alicate”.
Cavalo foi resgatado com ferimentos leves pela Defesa Civil — Foto: Redes Sociais
A equipe ainda não tem informações sobre como o animal foi parar no local, mas existe a possibilidade de que ele tenha saído de alguma área próxima.
“Acredito que ele estava em algum rancho, ou que estava na beira da estrada e acabou escorregando no barranco”.
Apesar do susto, o animal foi resgatado com ferimentos leves e entregue ao proprietário.
 
Situação preocupante
Por conta das chuvas fortes que ocorrem na região desde o fim de dezembro, o Rio Mogi Guaçu transbordou, deixando vários ranchos alagados e moradores no prejuízo.
Na terça-feira (3), a EPTV, afiliada da TV Globo, esteve na zona rural de Barrinha para mostrar os problemas enfrentados pelos rancheiros com a água invadindo os imóveis.
De acordo com Leandro, a situação do Rio Mogi Guaçu é preocupante e a tendência é piorar. Até sexta-feira (6), há um alerta da Defesa Civil de São Paulo para as chuvas que podem chegar à marca dos 180 milímetros desde terça-feira.
No local onde foi feito o resgate do cavalo, o rio alcançava nesta quinta-feira a profundidade de 1,80 metro.
“A tendência do rio é subir mais. No local onde eu estava, a área fica a mais ou menos 700 metros do rio. Virou outro rio”.
 
 
Fonte: G1
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.