14/11/2022 às 16h13min - Atualizada em 14/11/2022 às 16h13min

Após 28 anos à frente da Paróquia Senhor Bom Jesus, Padre Lorival deixa Ibitinga

Situação desenrolou-se após coincidentemente publicar opinião política nas redes sociais; igreja emitiu uma nota a respeito do assunto no último dia 10 de novembro.

Portal Ternura
Após 28 anos à frente da Paróquia Senhor Bom Jesus de Ibitinga, Padre Lorival deixa sacerdócio. Foto: Divulgação/Redes sociais
 
Após 28 anos de sacerdócio na cidade de Ibitinga (SP), a Paróquia Senhor Bom Jesus emitiu uma nota no último dia 10 de novembro informando que o Padre Lorival Antônio de Morais não está mais à frente dos trabalhos na igreja (confira a nota na íntegra ao final da matéria).
EM TEMPO
As informações que foram enviadas à redação do Portal falavam de uma situação que o pároco vivenciou a partir de uma publicação realizada na rede social Facebook, na madrugada do dia 27 de outubro, na qual ele expôs sua opinião política e afirmou que “devemos escolher, de maneira consciente e serena, pois não cabe neutralidade quando se trata de decidir sobre dois projetos de Brasil, um democrático e outro autoritário”.
Na publicação, o pároco ainda escreveu que “a Mensagem ao Povo Brasileiro, da 59ª Assembleia Geral da CNBB, alertou-nos, também, de que ‘nossa jovem democracia precisa ser protegida, por meio de amplo pacto nacional’. No entanto, o atual governo e os parlamentares que o apoiam ameaçam modificar a composição do Supremo Tribunal Federal para criar uma maioria de apoio aos seus atos”.
A publicação teve mais de 1.800 comentários, muitos deles com xingamentos e agressões verbais. Dias depois, o Padre Lorival, em conversa com o bispo de São Carlos (SP), foi informado sobre o interesse de transferi-lo, uma vez que a igreja preza pela estadia dos párocos nas cidades de 5 a 7 anos.
Como resposta, o pároco afirmou que, se não estivesse à frente da Paróquia Senhor Bom Jesus, deixaria o sacerdócio de vez. 
No último sábado (12), o bispo esteve na cidade de Ibitinga, onde tentou explicar o motivo da saída do Padre Lorival Antônio de Morais, mas, segundo um dos fiéis que estavam na igreja, ele “não disse nada que justificasse a decisão e não conseguiu convencer nenhum dos presentes”.
TRATATIVAS ANTERIORES 
Em conversa com um paroquiano, o viés da transferência do pároco seria por outros motivos e nada ao entendimento político. Contudo, uma conversa ocorreu, sim, e há meses se falava sobre transferência de padres na diocese. O bispo responsável manifestou a necessidade de transferência do padre para uma outra paróquia, mas nada ainda estava efetivado, onde a decisão de deixar a Paróquia Bom Jesus de Ibitinga "foi precoce e do próprio padre Lorival'.  
O Portal Ternura de Notícias tentou contato com o próprio padre Lorival, porém não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
 
Desenho feito em homenagem ao Padre Lorival pelo artista ibitinguense GABE. Foto: Divulgação/Gabe Teixeira
 
Nota da Paróquia Senhor Bom Jesus
Na nota, a Paróquia Senhor Bom Jesus agradeceu ao Padre Lorival Antônio de Morais pelos 28 anos de sacerdócio e destacou os trabalhos do pároco durante as quase 3 décadas em que esteve na cidade de Ibitinga. Confira a nota na íntegra:
"Hoje a única palavra que ressoa na Paróquia Senhor Bom Jesus é GRATIDÃO. Muita gratidão ao padre Lorival Antonio de Morais, que dos seus 57 anos de vida, 28 deles foram dedicados ao povo de Deus da nossa cidade de Ibitinga.
O jovem seminarista da cidade de Tapinas, chegou na Paróquia do Senhor Bom Jesus no 4° ano de Teologia, foi ordenado sacerdote aos 16 de dezembro de 1994 e, desde então fincou raízes por aqui até hoje, quando se despede de nós.
Em quase 3 décadas de sacerdócio aqui na nossa cidade, ajudou muita gente com seus direcionamentos, suas orações, resgatou muitas famílias... A força de suas orações, rompeu os limites da cidade e se espalhou por outras cidades, que vinham procurar por suas orações e aconselhamentos.
Como ele mesmo disse, a Paróquia do Senhor Bom Jesus foi sua primeira, última e única paróquia. Agora ele nos deixa e vai deixar saudades para os amigos que fez ao longo de todos esses anos, amigos que a gratidão e o reconhecimento de quando suas palavras foram muitas vezes tudo o que podiam contar nas horas difíceis.
A Paróquia do Senhor Bom Jesus, agradece a Deus, a graça por ter-nos concedido tantos anos de convívio com o Padre Lorival de Morais
Que a Virgem Maria, a quem é devoto, o acolha nos seus braços de mãe e lhe dê todo o carinho necessário e merecido, e muita luz para iluminar o novo caminho que se inicia. O nosso Bom Jesus e o menino Nelsinho Santana estará sempre guiando seus passos por onde quer que for.
GRATIDÃO Pe. LORIVAL DE MORAIS !
Muito obrigado pelo sim ao sacerdócio;
Muito obrigado pelo seu sim à Paróquia do Senhor Bom Jesus;
Muito obrigado pelo seu sim à Ibitinga."
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.