24/11/2016 às 15h13min - Atualizada em 24/11/2016 às 15h13min
Canil do Batalhão da Policia Militar se apresenta nas escolas de Ibitinga
As escolas municipais Leonor Mendes de Barros e Joana Jeorgette Branco foram contempladas com a apresentação
Portal Ternura
Demonstração de ação do cão da Policia Militar. Precisão e muito faro. Foto: Polícia Militar
No último dia 23, aconteceram duas apresentações do efetivo do Canil da Polícia Militar do Batalhão de Araraquara na cidade de Ibitinga. As escolas contempladas com as apresentações foi a EMEIEF Leonor Mendes de Barros e a EMEI Joana Jeorgette Branco. Os cães mostraram para crianças de 3 a 6 anos, professores e pais de alunos das unidades várias demonstrações do trabalho que é realizado entre a parceria do animal e do policial.
O efetivo do Canil da Polícia Militar é composto pelo Cabo PM Jefferson e Cabo PM Fernandes, os policiais militares de Ibitinga Cabo PM Lima, Soldado PM Lucas Abib e Soldado PM Cátia, com a participação dos cães Rottweiler "Krathos" e o Labrador "Billy". Eles realizaram diversas demonstrações sobre a utilização dos cães em ocorrências policiais.
Alunos ao redor de Billy, da raça labrador. Foto: Polícia Militar
Rottweiler "Krathos". Manso porém muito inteligente. Foto: Policia Militar
"O olfato canino é muito melhor que o humano por conta do tamanho de sua membrana nasal e da quantidade de receptores olfativos. Um cachorro possui 220 milhões de receptores, enquanto que os humanos possuem apenas 05 milhões. Além disso, eles possuem memória olfativa e é através dela que eles conseguem reconhecer as pessoas, outros cães e lugares em que já estiveram" - comenta o 1º Tenente Lúdio Veludo da 5ª Cia. de Polícia de Ibitinga, que acompanhou a ação educacional.
Professoras prestigiam a apresentação dos policiais e seus cães. Foto: Policia Militar
Devido a esses fatores peculiares, os cães são utilizados pela Polícia Militar para encontrarem drogas, infratores fugitivos e pessoas perdidas, além de atuarem na preservação e manutenção da ordem em abordagens e policiamento ostensivo. Eles são verdadeiros soldados, companheiros, corajosos e não temem o perigo. Através de atividades lúdicas, foi exibido ao público como os cães realizam a detecção do odor de entorpecentes e auxiliam na abordagem de infratores da lei, sempre fieis ao comando do Policial Militar. As crianças, os pais e os professores ficaram muito entusiasmados e elogiaram muito este tipo de trabalho comunitário da Polícia Militar de Ibitinga.
Foto: Policia Militar