26/10/2022 às 07h48min - Atualizada em 26/10/2022 às 07h48min

Homem denuncia materiais irregulares de campanha eleitoral em Ibitinga

Panfletos associam o candidato Luiz Inácio Lula da Silva ao aborto, à censura e a ditaduras socialistas.

Portal Ternura
Um homem de 59 anos compareceu à Delegacia de Polícia de Ibitinga (SP) na manhã desta terça-feira (25) e denunciou que materiais irregulares de campanha eleitoral estão sendo distribuídos na cidade desde domingo (23).
Segundo o declarante informou, os panfletos carregam desinformações a respeito do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enquanto o comparam ao também candidato Jair Messias Bolsonaro (PL).
Os panfletos trazem frases indicando que o candidato do PT é a favor do aborto, da censura e da ditadura socialista. Nesta terça-feira, o material foi distribuído nos bairros Rancho Alegre e Vila Simões.
No papel, há dois CPFs indicando as pessoas que realizaram a produção dos panfletos. O declarante levou algumas unidades à delegacia e a Polícia Civil investigará o caso.
Segundo apurado pela reportagem do Portal Ternura, o crime de divulgar informações inverídicas durante a campanha eleitoral está previsto no Art. 323 da Lei 4.737/65:
“Art. 323. Divulgar, na propaganda eleitoral ou durante período de campanha eleitoral, fatos que sabe inverídicos em relação a partidos ou a candidatos e capazes de exercer influência perante o eleitorado: (Redação dada pela Lei nº 14.192, de 2021)
Pena - detenção de dois meses a um ano, ou pagamento de 120 a 150 dias-multa”.
Caso registrado em Araraquara

Panfletos encontrados em Ibitinga são iguais aos de Araraquara. Foto: Divulgação/Redes sociais
 
Um caso envolvendo panfletos também foi registrado em Araraquara (SP) na tarde do último sábado (22). Ao todo, 674 unidades irregulares foram apreendidas na cidade.
Além da desinformação, os panfletos também não traziam o partido ou a coligação responsável pelo material, nem o CNPJ da empresa responsável pela impressão.
Também há informações dos panfletos terem sido distribuídos em Minas Gerais e no Paraná.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.