21/11/2016 às 15h34min - Atualizada em 21/11/2016 às 15h34min
7º Festival Cultural e Gastronômico enriquece Turismo Rural
Proposta abre 2017 com um novo olhar para o segmento. Parcerias e capacitação estão na pauta do Sindicato Rural
Portal Ternura
Por Daniela Branco de Rosa
Neste domingo (20) no Recanto Lual de Ibitinga aconteceu o 7º Festival Gastronômico denominado "Arte, Cores e Sabores de Ibitinga". Regado no mais alto nível da culinária interiorana, o evento comemorou a conclusão do curso de Turismo Rural aos alunos que numa parceria entre Sindicato Rural e SENAR-SP, puderam apresentar suas propostas e reunir ideias para soluções e fomento junto ao setor que ainda é pouco explorado: o turismo rural ou ecoturismo.
Mesmo diante de um produto genuinamente criado pela comunidade,o bordado que intitula o município de "Capital Nacional do Bordado", é o único e precioso negócio que movimenta toda a economia. Entretanto, Ibitinga vai muito mais além das máquinas computadorizadas e das peças exclusivas que ditam a moda cama, mesa e banho.É preciso explorar a adversidade, através da fauna e flora local, que a natureza oferece em abundância em Ibitinga, na presença de rios, sítios, ranchos e fazendas que abrem portas para os turistas visitarem.
Cláudia e Eduardo Rossi falam da Fazenda Voltinha. Proposta de Turismo Rural é apresentada. Foto: Daniela Branco de Rosa/Portal Ternura FM 99,3
O evento promoveu arte, cultura, culinária, com a apresentação de produtos confeccionados pelos próprios alunos, através das aulas ministradas pela instrutora Angela Cristina Barbieri do Amaral Nigro. Doces, pães, artesanato, sorvete, petiscos entre outras delícias foram comercializados no festival. Após a apresentação da turma de formandos dos cursos e agradecimentos ao público de convidados presentes, todos puderam desfrutar de uma deliciosa comida que traduziu nosso campo: arroz, macarronada, feijão caipira, farofa, galinha com palmito, além de muita salada e a sobremesa de manjar com paçoca.
"A expansão do turismo rural está se tornando uma realidade. Há anos estamos lutando por isso através da Associação Nossa Senhora dos Navegantes" - afirma Sueli Cassiano, uma das alunas que oferece um pesqueiro no Naútico Isabela e promove a Festa que leva o nome da santa todo o mês de fevereiro, às margens do rio Jacaré Guaçu, na Balsa Municipal.
Comida do interior, caipira, gostosa e muito apreciada pelos participantes. Quase todo mundo "repetiu". Foto: Daniela Branco de Rosa
Foto: Daniela Branco de Rosa/Portal Ternura FM 99,3
Sueli Cassiano e Daniela: apresentado o almoço do 7º Festival Gastronômico.Foto: Daniela Branco de Rosa/Portal Ternura FM 99,3
A impressão do evento não poderia ser melhor: tudo foi feito com muito capricho e preocupação de atendimento durante o festival. O ponto mais forte foi a proximidade entre as pessoas que tiveram de sobra muitos sorrisos e alegrias visíveis, além da satisfação do dever cumprido, estampado no rosto de cada um. Sem contar aquela linda lembrancinha..
MAIS FOTOS:
http://www.portalternurafm.com.br/eventos/7o-festival-cultural-e-gastronomico-enriquece-turismo-rural/27