02/08/2022 às 11h14min - Atualizada em 02/08/2022 às 11h14min

Livro 'Coleira: Dia da Caça' tem data de lançamento marcada em Ibitinga

Estreia está marcada para o próximo domingo, dia 07 de agosto, a partir das 16h na Praça João Abrão.

Portal Ternura
Arte: Divulgação
 
O livro ‘Coleira: Dia da Caça’, do autor ibitinguense Gabe Teixeira, está com a data de estreia marcada para o próximo domingo, dia 07 de agosto, a partir das 16h na Praça João Abrão. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Ibitinga (SP).
“Procuramos fazer um evento atrativo para a população ibitinguense conhecer o projeto e também curtir um dia diferente. A renda da venda dos livros nesse dia será revertida em prol da APAR (Associação Protetora dos Animais)”, explica o autor, Gabe. 
‘Coleira: Dia da Caça’ é uma história em quadrinhos com foco na conscientização sobre maus tratos a animais. Apresentada como uma história de origem, ela narra a transformação do protagonista Rui, que se vê em uma situação inusitada e acaba precisando tomar uma atitude extrema que pode mudar completamente a sua vida. 
“Nós temos que valorizar os talentos de nossa cidade e apoiar esse tipo de iniciativa. O fomento da cultura em nossa sociedade se dá pelas mais diferenciadas formas e esse projeto é um presente do autor que aborda um tema importante e ao mesmo tempo conscientiza o leitor”, explica o secretário de cultura Marcos Rodakevisk.
“A história traz para o público infanto-juvenil uma reflexão sobre os maus tratos animais e os cuidados que todos temos que ter com esses nossos imprescindíveis amigos, tema de grande relevância em nossos dias”, completou Gabe.
O Projeto 
A inspiração inicial para o tema central do projeto foi uma notícia de rinha de cães que ocorreu há alguns anos atrás. “Ainda que a nossa sociedade pareça se importar cada vez mais com os animais, não é raro vermos intermináveis casos de abandono, maus tratos e até mesmo comportamentos absurdos por parte de humanos”, conta Gabe Teixeira, idealizador do projeto.
O projeto ficou quase cinco anos amadurecendo e esperando uma oportunidade de ser publicado. Essa oportunidade veio ao ser contemplado no edital PROAC nº22/2020, tendo obtido a pontuação mais alta dentre os participantes.
Do total de 1.000 exemplares impressos, 200 serão destinados a bibliotecas públicas do Estado por meio do SiSeb (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo). Outros 50 exemplares serão entregues pessoalmente em bibliotecas de escolas municipais e estaduais das cidades de Ibitinga, Iracemápolis e Limeira. 
Além disso, foram organizados encontros com alunos da rede de ensino pública, junto aos autores para abordar a questão dos maus-tratos dos animais e a importância de da sociedade se envolver nos problemas da comunidade. Os encontros aconteceram nas cidades de Iracemápolis, Limeira, Campinas e Ibitinga. 
Em Ibitinga, quatro escolas participaram, totalizando mais de 500 alunos envolvidos, do ensino fundamental ao médio. Estes alunos serão convidados para participar do evento de lançamento e conhecer o resultado do projeto. 
“No conteúdo extra, além de artes com o processo criativo, será dedicado um espaço especial para a divulgação de nomes e telefones de ONGs envolvidas com a defesa dos animais do interior de São Paulo”, explica Gabe. 
O projeto conta com a coautoria de Eduardo Coleone no roteiro e a colaboração de Henrique Mathias na colorização. A edição ficou a cargo do Selo Risco Impresso, através de seus editores Guilherme Silveira e Vizette Priscila Seidel.

 
O autor
Gabriel Teixeira, o Gabe, é designer gráfico graduado pela Universidade Estadual de Londrina. Atua como ilustrador há mais de 15 anos, tendo participado de projetos de publicidade, animação e criação de storyboards para cinema e internet, dentro e fora do país.
Pós-graduado em Educação pelo Senac, teve como tema de monografia a utilização das Histórias em Quadrinhos como recurso de aprendizagem. 
Lecionou durante cinco anos disciplinas ligadas ao design gráfico e ilustração na ETEC de Ibitinga.
Desde 2017 organiza, escreve e desenha para o coletivo "Quadrinhos Fora da Panela".
Participou de três edições da revista "Hquê" como desenhista e roteirista. Duas dessas edições foram finalistas do Troféu HQmix na categoria "Melhor publicação de grupo independente" (2015 e 2016).
Participa como chargista convidado no Boletim Lua Nova, periódico do Cedec – Centro de Estudos de Cultura Contemporânea. https://boletimluanova.org/
Em 2020, foi selecionado em primeiro lugar no PROAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, com o projeto “Coleira – Dia da Caça”. 
É chargista e cartunista, publicando periodicamente seus trabalhos em suas redes sociais.
 
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.