10/03/2022 às 09h48min - Atualizada em 10/03/2022 às 09h48min

Procissão de Corpus Christi de Ibitinga retornará em 2022

Comissão Organizadora é formada por Dejanir Storniolo (Dejinha) e Daniela da Rádio.

Portal Ternura
Procissão de Corpus Christi de Ibitinga retornará em 2022. Foto: Arquivo/Portal Ternura
 
Na noite desta quarta-feira (09), em reunião realizada na Casa Paroquial do Senhor Bom Jesus, comandada pelo Padre Lorival de Moraes, definiu-se a volta da Procissão de Corpus Christi de Ibitinga (SP) neste ano. Conforme determinado, a edição de 2022 acontecerá no dia 16 de junho.
O Padre Lorival deixou claro a necessidade do evento religioso ser realizado pensando em todos os aspectos: a tradição, uma vez que Ibitinga sempre participa da procissão, e também o comercial e turístico da cidade, tendo em vista que há dois anos a realização da procissão foi interrompida devido à pandemia da Covid-19.
Durante a reunião, o Padre Lorival afirmou que “é um evento de fé mundial, mas para Ibitinga é também muito importante para o turismo e para os comerciantes e fabricantes do bordado, que foram muito prejudicados pelo fechamento do comércio na pandemia e pela não realização da procissão, que atrai milhares de turistas de toda a região, sendo o dia mais movimentado do ano na cidade”.
“Se perder a tradição e se empurrarmos para frente a retomada da vida, da fé e dos eventos, muitas coisas acabam e isso [o Corpus Christi] também vai acabar”, conclui o Padre.
40 anos de Corpus Christi
A primeira Procissão de Corpus Christi com as ruas bordadas em Ibitinga aconteceu em 1981. Paralisada nos anos 2020 e 2021, este ano será realizada a edição de número 40, tornando o evento ainda mais importante.
A Comissão Organizadora da Procissão tem à frente Dejanir Storniollo como presidente e Daniela Branco de Rosa como vice-presidente. A partir de agora, os dois passam a convidar empresários do bordado, Clubes Sociais da cidade, entidades assistenciais e voluntários para participar da realização do evento.
Durante a reunião, e pensando na importância da retomada da Procissão, o Padre Lorival abriu mão da obrigatoriedade da doação de bordados à Associação Bom Jesus, como tradicionalmente acontecia. Caso o comerciante queira doar, a ajuda será bem-vinda.
Neste ano, o que vai valer será a participação dos comerciantes e fabricantes para que tenham nas ruas e nos quarteirões um showroom do melhor bordado fabricado, podendo ao final tanto ser comercializado pelos expositores, como retirados e levados de volta para as lojas. Também não será necessário assumir integralmente um quarteirão, podendo dividir em duas empresas.
Conforme Daniela afirmou, “é sem dúvida um ato de coragem a realização da Procissão e fundamental a participação de todos. Ibitinga precisa desse evento, como precisa da Feira do Bordado. Nosso comércio precisa alavancar. Nosso bordado precisa de propaganda e a cidade precisa continuar sendo referência de fabricação de produtos de cama, mesa, banho, cortinas, tapetes, confecções”.
Entrevista ao Cafezinho Amargo
Confira a entrevista cedida pelo Dejanir Storniolo ao jornalista Robson de Rosa para o programa Cafezinho Amargo. Na ocasião, o presidente da Comissão falou sobre os preparativos e a importância do evento:
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.